Análise de solo com apenas uma foto de celular

Análise de solo com apenas uma foto de celular

PARTILHAR
AGROPAD, DA IBM (FOTO: IBM)

O AgroPad une apenas um cartão de papel e um aplicativo no celular para fazer análises químicas de forma imediata

A análise ambiental para a agricultura muitas vezes depende de testes de laboratório caros e demorados realizados longe da fazenda. Como resultado, a análise química é rapidamente desatualizada e limitada a pequenos números de amostra.

A solução foi lançada nesta quarta-feira (05/09) pela IBM e promete ser uma alternativa mais eficiente e barata para pequenos produtores.

Segundo o Gerente de Tecnologia e Ciência Industrial, IBM Research, Mathias Steiner, a equipe decidiu encontrar uma maneira de simplificar o processo de teste e torná-lo acessível para os pequenos agricultores monitorarem a saúde do solo e da água.

Nosso protótipo, o AgroPad, permite a análise química em tempo real, no local, de uma amostra de solo ou água, usando IA

Utilizando apenas um cartão de papel e um aplicativo instalado no celular, o sistema consegue realizar em questões de segundos a análise da água ou do solo da propriedade.

Após o contato com uma pequena amostra, o cartão reage mostrando diferentes cores de acordo com as concentração de elementos como Cloro e Magnésio, além de pH. O resultado é emitido através de analises da IA.

Esse resultado detalhado, é emitido com hora e local que foi realizado, podendo ser salvo na nuvem.

AgroPad: Um conjunto de círculos no verso do cartão fornece resultados de testes colorimétricos; a cor de cada círculo representa a quantidade de um determinado produto químico na amostra. (FOTO: IBM)

O app é ainda um protótipo, saliente a empresa. Além disso, estão sendo procurados produtores e empresas que tenham interesse em realizar os testes e ajudar no aprimoramento do sistema.

Confira o vídeo que conta mais sobre a tecnologia:

Produzido pela Equipe Compre Rural, com informações da IBM.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com