Em julho, o saldo foi de 179 milhões de litros em equivalente leite, baixa de 12,1% frente ao mês anterior na balança comercial.
As importações brasileiras de lácteos apresentaram queda em julho, após dois meses consecutivos de recordes. De acordo com dados da Secex, 185,6 milhões de litros em equivalente leite foram adquiridos pelo Brasil no mês, baixa de 12,5% frente a junho/23. Quando comparado com julho/22, o volume importado foi 71,7% maior.
As compras de leite em pó, especificamente, somaram 149 milhões de litros em equivalente leite, 16% inferiores às de junho – vale lembrar que, naquele período, o volume importado desse derivado havia sido recorde. A baixa em julho se deve à redução dos envios do Uruguai. Ainda assim, o volume de leite em pó representou pouco mais de 80% do total importado.
As importações de manteiga e de soro de leite (que representaram 0,47% e 11% do total, na mesma sequência) também recuaram entre junho e julho, totalizando 873 mil e 2,5 milhões de litros, volumes 17,5% e 106,2% superiores ao verificado em julho/22.

As exportações nacionais também recuaram no mês, somando 6 milhões de litros em equivalente leite em julho. De acordo com dados da Secex, os envios do leite em pó registraram a redução mais intensa (de 77%), participando de apenas 1,3% do total embarcado. Os destaques nas exportações foram o leite condensado e os queijos, com volumes de 2 milhões e 2,4 milhões, respectivamente, em julho.
Balança comercial
Em julho, o saldo foi de 179 milhões de litros em equivalente leite, baixa de 12,1% frente ao mês anterior. Isso significou um saldo negativo de U$ 91,7 milhões em julho, 12,2% menor que no mês anterior.

Fonte: Assessoria Cepea
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Falta de condicionamento, tédio ou falhas na comunicação entre cavalo e cavaleiro estão entre as principais causas da lentidão nas respostas; especialistas apontam que estímulos mentais e transições bem executadas fazem toda a diferença. Continue Reading Cavalo “preguiçoso”? Exercícios simples ajudam a ativar resposta, energia e foco Alerta ao produtor rural! O problema não é a multa, alertam os especialistas: Nova fiscalização ambiental pode transformar rotinas históricas da fazenda em infrações a partir de 2026 Juros bancários sobem para famílias e caem para empresas em novembro. Selic a 15% pressiona crédito, endividamento e inadimplência. Continue Reading Juros do crédito pessoal e cartão rotativo avançam para as famílias Zelenskiy diz que vai se reunir com Donald Trump para discutir território e garantias de segurança em meio às negociações para encerrar a guerra na Ucrânia. Exportações agroalimentares da UE batem recorde em outubro, impulsionadas por café e cacau, com superávit comercial apesar dos altos custos de importação. Oferta global recorde derruba preços da soja em 2025. Brasil colhe safra histórica, exporta volumes recordes e responde por 40% da produção mundial. Continue Reading SOJA/CEPEA: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025Cavalo “preguiçoso”? Exercícios simples ajudam a ativar resposta, energia e foco
Fiscalização ambiental transforma rotinas históricas da fazenda em infrações a partir de 2026
Juros do crédito pessoal e cartão rotativo avançam para as famílias
Zelenskiy diz que se reunirá com Trump no domingo para discutir território e garantias
Exportações da UE batem recorde em outubro
SOJA/CEPEA: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025





