
Em julho, o saldo foi de 179 milhões de litros em equivalente leite, baixa de 12,1% frente ao mês anterior na balança comercial.
As importações brasileiras de lácteos apresentaram queda em julho, após dois meses consecutivos de recordes. De acordo com dados da Secex, 185,6 milhões de litros em equivalente leite foram adquiridos pelo Brasil no mês, baixa de 12,5% frente a junho/23. Quando comparado com julho/22, o volume importado foi 71,7% maior.
As compras de leite em pó, especificamente, somaram 149 milhões de litros em equivalente leite, 16% inferiores às de junho – vale lembrar que, naquele período, o volume importado desse derivado havia sido recorde. A baixa em julho se deve à redução dos envios do Uruguai. Ainda assim, o volume de leite em pó representou pouco mais de 80% do total importado.
As importações de manteiga e de soro de leite (que representaram 0,47% e 11% do total, na mesma sequência) também recuaram entre junho e julho, totalizando 873 mil e 2,5 milhões de litros, volumes 17,5% e 106,2% superiores ao verificado em julho/22.

As exportações nacionais também recuaram no mês, somando 6 milhões de litros em equivalente leite em julho. De acordo com dados da Secex, os envios do leite em pó registraram a redução mais intensa (de 77%), participando de apenas 1,3% do total embarcado. Os destaques nas exportações foram o leite condensado e os queijos, com volumes de 2 milhões e 2,4 milhões, respectivamente, em julho.
Balança comercial
Em julho, o saldo foi de 179 milhões de litros em equivalente leite, baixa de 12,1% frente ao mês anterior. Isso significou um saldo negativo de U$ 91,7 milhões em julho, 12,2% menor que no mês anterior.

Fonte: Assessoria Cepea
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Tradição centenária utiliza cavernas de calcário para garantir sabor único a queijos como Cabrales e Manchego, que hoje também podem ser visitados em roteiros turísticos. Continue Reading Conheça os queijos espanhóis que amadurecem em cavernas Falcão, o Brahman de Santa Catarina, quebra hegemonia europeia e entra para a história da Expointer Continue Reading Conheça a raça do touro de quase 1,5 tonelada, o zebuíno que fez história; vídeo O reinado de Olacir de Morais, reconhecido como “Rei da Soja”, que revolucionou o agronegócio e terminou em colapso, deixou lições duras para empresários que buscam crescer sem blindar riscos Continue Reading “Rei da Soja” morre devendo US$ 1 bilhão, mas deixa um legado Nova geração da picape Mitsubishi Triton 2026 aposta em motorização eficiente, pacote robusto de segurança e design renovado para enfrentar rivais de peso no mercado brasileiro. Parasita transmite doenças, reduz ganho de peso e pode comprometer couro e fertilidade; controle deve ser integrado e estratégico Único ordenhador licenciado do Reino Unido aposta em benefícios à saúde e cosméticos para popularizar o leite de égua, produto que pode custar até £ 24 o litro. Continue Reading Leite de égua vira aposta ousada de fazendeiro britânicoConheça os queijos espanhóis que amadurecem em cavernas
Conheça a raça do touro de quase 1,5 tonelada, o zebuíno que fez história; vídeo
“Rei da Soja” morre devendo US$ 1 bilhão, mas deixa um legado
Mitsubishi Triton 2026 combina força no off-road e conforto urbano em uma só picape; fotos
Carrapato no gado: quando a infestação vira prejuízo e como evitar erros no controle
Leite de égua vira aposta ousada de fazendeiro britânico