Com a aposta de Pequim em carne bovina, os preços no atacado caíram 18% no país em relação ao pico de 2023 depois de o governo pressionar fazendeiros a aumentar a produção e abrir as portas para mais importações
A indústria de carne bovina na China está enfrentando desafios sem precedentes. Segundo informações divulgadas pela Bloomberg, o governo chinês incentivou os fazendeiros a aumentar a produção doméstica e liberalizou as importações para tentar estabilizar o mercado. Contudo, a desaceleração econômica resultou em um acúmulo de estoques de carne, levando os preços no atacado a caírem 18% em relação ao pico de 2023, atingindo o menor valor em cinco anos, cerca de 62 yuans (US$ 8,53) por quilo.
“O setor pecuário está majoritariamente no vermelho e pode aumentar os encargos para os cofres públicos”, alertou um representante do Ministério da Fazenda da China, que solicitou aos governos locais que ofereçam subsídios aos agricultores. Em um país de mais de 1,4 bilhão de pessoas, a segurança alimentar é uma prioridade, e o governo tem buscado a autossuficiência em produtos essenciais como a carne bovina.
A economia, dominada por pressões deflacionárias, forçou intervenções estatais em setores variados, da pecuária à produção de grãos. O aumento de 23% nas importações de carne bovina nos primeiros cinco meses deste ano faz parte da estratégia de Pequim de expandir o acesso ao mercado global, melhorando as relações diplomáticas com países como Brasil, Espanha e, mais recentemente, Austrália.
“Com o enriquecimento da nação, vimos aumentos consistentes na produção e consumo de carne bovina, embora esteja quase três vezes mais cara que a carne de porco, a preferida entre os consumidores”, explicou Yang Chun, analista-chefe de carne bovina do Ministério da Fazenda. Apesar de uma projeção de aumento de 2,3% na produção para este ano pelo USDA, a demanda deve crescer apenas 0,4%, o que pode exacerbado pelo excesso de oferta.
Yang também observou uma redução significativa nos pedidos de carne fresca para supermercados desde agosto. “Os comerciantes relatam que os estoques de carne congelada permanecem altos, enquanto tentam atrair novos clientes em um cenário onde a crise imobiliária ainda pesa sobre a economia”, comentou.
A situação é tão grave que Yang prevê mudanças no consumo: “As pessoas comuns não têm mais tanto dinheiro no bolso como antes. A necessidade de consumir proteínas mais baratas significa desistir de produtos premium como a carne bovina.”
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho acelera decisões na fazenda
Sincronização entre plataformas – integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho – reúne dados de cio, saúde e desempenho das vacas em uma única tela e fortalece a pecuária leiteira orientada por dados
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço
Estimativas apontam que mercado dos Estados Unidos deve apresentar crescimento significativo em 2026 e 2027, dado o efeito rebote da normalização.
Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
Com a extensão, acertada na segunda-feira, 15, o período passa a valer até 15 de fevereiro de 2026, segundo Fato Relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Continue Reading Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
Governo Federal ajusta Plano Clima e amplia incentivos ao agro após pressão do setor
Medidas buscam equilibrar compromisso climático com apoio produtivo; agronegócio reforça papel estratégico na economia e na agenda ambiental.
Comissão aprova uso de R$ 500 milhões de fundo garantidor para crédito da agricultura familiar
A proposta (PL 2213/25), já aprovada pelo Senado, altera a lei do Pronampe. O texto segue agora para análise do Plenário.
Codefat aprova calendário do abono salarial de 2025
Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep.
Continue Reading Codefat aprova calendário do abono salarial de 2025





