Fiscalização apreende mais de 2 mil litros de agrotóxicos falsificados no RS; Produtor rural estava comprando água em vez de fungicida, afirmou a Secretaria Estadual da Agricultura.
Fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul realizaram operações de combate à venda de agrotóxicos falsificados no Estado. Foram apreendidos 2.080 litros de fungicidas nas regiões Central e Alto Uruguai.
A ação da fiscalização começou após o recebimento de denúncias de um produtor rural que suspeitou da ineficiência do produto e enviou amostra para análise. “O produto tinha zero de ingrediente ativo, ou seja, o produtor rural estava comprando água”, diz o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários, Rafael Friedrich de Lima.
Após as ações, a Secretaria da Agricultura manteve contato com o fabricante do fungicida. A empresa está auxiliando na operação, tanto na rastreabilidade dos lotes quanto na análise química dos produtos apreendidos.
- Ticket Log: etanol dispara 2,25% em dezembro ante novembro
- Tecnologias com recursos de Inteligência Artificial e automação são as mais adotadas pelos produtores em 2025
- Em investigação, China vê “dano grave” à indústria de carne bovina e acende alerta no Brasil
- Conseleite indica leite projetado a R$ 2,0180 em dezembro no RS
- Agro é o motor: Setor lidera ganhos salariais e aquece mercado de trabalho, diz IBGE
“A Secretaria da Agricultura reforça a importância de o produtor rural estar atento à aquisição dos insumos para a sua lavoura e orienta que, mediante qualquer indício de fraude e falsificação, acione a fiscalização imediatamente”, orienta o secretário Covatti Filho.
Fonte: Globo Rural