Fiscalização apreende mais de 2 mil litros de agrotóxicos falsificados no RS; Produtor rural estava comprando água em vez de fungicida, afirmou a Secretaria Estadual da Agricultura.
Fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul realizaram operações de combate à venda de agrotóxicos falsificados no Estado. Foram apreendidos 2.080 litros de fungicidas nas regiões Central e Alto Uruguai.
A ação da fiscalização começou após o recebimento de denúncias de um produtor rural que suspeitou da ineficiência do produto e enviou amostra para análise. “O produto tinha zero de ingrediente ativo, ou seja, o produtor rural estava comprando água”, diz o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários, Rafael Friedrich de Lima.
Após as ações, a Secretaria da Agricultura manteve contato com o fabricante do fungicida. A empresa está auxiliando na operação, tanto na rastreabilidade dos lotes quanto na análise química dos produtos apreendidos.
- Recuperação judicial no agro bate recordes – 628 pedidos – em 2025 e acende alerta no crédito rural
- STF retoma julgamento do marco temporal em meio a embate entre os Poderes
- Agricultura gaúcha enfrentou em 2025 um dos anos mais difíceis, aponta FecoAgro/RS
- Cecafé: conselheiros e associados aprovam ações e relatório financeiro de 2025
- Rastreabilidade bovina avança lentamente e falta de informação trava adesão dos pecuaristas
“A Secretaria da Agricultura reforça a importância de o produtor rural estar atento à aquisição dos insumos para a sua lavoura e orienta que, mediante qualquer indício de fraude e falsificação, acione a fiscalização imediatamente”, orienta o secretário Covatti Filho.
Fonte: Globo Rural