
Projeção de aumento na área plantada de arroz sugere uma recuperação da cultura após a redução de 14% no plantio observada na safra passada.
A produção de arroz no Rio Grande do Sul está prevista para aumentar na safra 2023/24, impulsionada pela expectativa de chuvas favoráveis devido ao fenômeno El Niño.
Essas condições climáticas mais favoráveis podem levar a uma redução na área plantada de soja em áreas de menor altitude, abrindo espaço para o cultivo de arroz irrigado.
De acordo com estimativas divulgadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) durante a Expointer 2023, em Esteio (RS), a área destinada ao plantio de arroz deve atingir 902,4 mil hectares no estado, o que representa um aumento de 7,5% em comparação aos 839,9 mil hectares registrados na safra anterior (2022/23).
Essa projeção de aumento na área plantada de arroz sugere uma recuperação da cultura após a redução de 14% no plantio observada na safra passada, que foi afetada pela estiagem.
Flávia Tomita, diretora técnica do Irga, aponta que a expectativa de chuvas mais intensas devido ao El Niño é positiva para os produtores, pois eles podem contar com reservas adequadas de água para a irrigação das lavouras de arroz.
Entretanto, a previsão de chuvas abundantes também traz um cenário de cautela para o plantio de soja em rotação com o arroz, devido ao risco de alagamento das áreas cultivadas.
Como resultado, a área destinada ao plantio de soja em terrenos mais baixos deve sofrer uma leve queda de 1,77%, totalizando 497 mil hectares.
Uma exceção ocorre na região da Fronteira Oeste, onde o Irga estima um aumento na produção de soja.
A falta de chuvas nessa região está levando os produtores a considerar o aumento da área de cultivo de soja como uma forma de enfrentar a escassez hídrica que normalmente afeta o cultivo de arroz.
Flávia explica que os açudes e barragens na Fronteira Oeste estão operando com apenas 30% a 40% de sua capacidade de água, o que motiva os agricultores a buscar alternativas de plantio mais resilientes às condições climáticas.
Fonte: Agência Safras
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Sob o tema “Share of Life”, o encontro discutirá tendências, estratégias e inovações que moldam o presente e projetam o futuro do mercado. Continue Reading Mantiqueira Brasil marca presença na ABRAS’25 Food Retail Future Realizado pela Embrapa e Sebrae, o curso reúne especialistas para debater a agenda do clima. As aulas gravadas e ao vivo acontecerão de 1º a 31/10 O volume de suco de laranja vendido aumentou ligeiramente, chegando a 19,41 milhões de galões, o maior nível desde junho. Continue Reading Preço médio do suco de laranja no varejo dos EUA cai pela 1ª vez em 10 meses As exportações estavam suspensas desde maio, após a confirmação de um foco isolado de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no Rio Grande do Sul Continue Reading União Europeia reabre mercado para carne de frango e de peru do Brasil Pela primeira vez em décadas, China deixa de comprar soja americana e reforça aposta no Brasil Continue Reading Disputa EUA-China: soja vira moeda de poder e China aumenta investimentos no Brasil Decisões reforçam que o stay period é fundamental para manter produção agrícola, proteger empregos e assegurar a continuidade das empresas do agronegócio durante durante recuperação judicial Continue Reading Justiça blinda grãos e dá fôlego histórico ao agro em recuperaçãoMantiqueira Brasil marca presença na ABRAS’25 Food Retail Future
Inscrições abertas de curso gratuito para jornalistas: “Mudanças Climáticas e Agricultura na era da produtividade e sustentabilidade”
Preço médio do suco de laranja no varejo dos EUA cai pela 1ª vez em 10 meses
União Europeia reabre mercado para carne de frango e de peru do Brasil
Disputa EUA-China: soja vira moeda de poder e China aumenta investimentos no Brasil
Justiça blinda grãos e dá fôlego histórico ao agro em recuperação