Projeção de aumento na área plantada de arroz sugere uma recuperação da cultura após a redução de 14% no plantio observada na safra passada.
A produção de arroz no Rio Grande do Sul está prevista para aumentar na safra 2023/24, impulsionada pela expectativa de chuvas favoráveis devido ao fenômeno El Niño.
Essas condições climáticas mais favoráveis podem levar a uma redução na área plantada de soja em áreas de menor altitude, abrindo espaço para o cultivo de arroz irrigado.
De acordo com estimativas divulgadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) durante a Expointer 2023, em Esteio (RS), a área destinada ao plantio de arroz deve atingir 902,4 mil hectares no estado, o que representa um aumento de 7,5% em comparação aos 839,9 mil hectares registrados na safra anterior (2022/23).
Essa projeção de aumento na área plantada de arroz sugere uma recuperação da cultura após a redução de 14% no plantio observada na safra passada, que foi afetada pela estiagem.
Flávia Tomita, diretora técnica do Irga, aponta que a expectativa de chuvas mais intensas devido ao El Niño é positiva para os produtores, pois eles podem contar com reservas adequadas de água para a irrigação das lavouras de arroz.
Entretanto, a previsão de chuvas abundantes também traz um cenário de cautela para o plantio de soja em rotação com o arroz, devido ao risco de alagamento das áreas cultivadas.
Como resultado, a área destinada ao plantio de soja em terrenos mais baixos deve sofrer uma leve queda de 1,77%, totalizando 497 mil hectares.
Uma exceção ocorre na região da Fronteira Oeste, onde o Irga estima um aumento na produção de soja.
A falta de chuvas nessa região está levando os produtores a considerar o aumento da área de cultivo de soja como uma forma de enfrentar a escassez hídrica que normalmente afeta o cultivo de arroz.
Flávia explica que os açudes e barragens na Fronteira Oeste estão operando com apenas 30% a 40% de sua capacidade de água, o que motiva os agricultores a buscar alternativas de plantio mais resilientes às condições climáticas.
Fonte: Agência Safras
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Veja os principais destaques da pecuária leiteira em 2025: produção recorde, queda de preços, crise das importações e o avanço da tecnologia no campo Continue Reading Retrospectiva 2025: Principais destaques da pecuária leiteira Recordes milionários, genética de elite e o protagonismo absoluto do Brasil. Com os bovinos mais valorizados do mundo, a pecuária atingiu um novo patamar global — e o Nelore brasileiro lidera essa história. Continue Reading Conheça os bovinos mais valorizados do mundo, com Nelore no topo do ranking Com tecnologia inédita da maior fazenda oceânica, estrutura de 385 metros e operação quase autônoma, a Havfarm 1 transforma o mar aberto em um polo produtivo capaz de criar salmão em larga escala, mesmo em mar agitado. Continue Reading Conheça a maior fazenda oceânica que cria 10.000 toneladas de salmão; vídeo Projeto bilionário para 272 mil vacas em lactação – maior fazenda de leite do mundo – simboliza a aposta da Argélia na autossuficiência, redefine a escala da pecuária leiteira global e reposiciona o norte da África no mapa dos lácteos Auditores fiscais agropecuários serão maioria entre os novos adidos agrícolas do Brasil no exterior a partir de 2026, reforçando mercados e exportações. Continue Reading Auditores fiscais ocupam 13 das 14 vagas de adidos agrícolas em missões em 2026 Exigência de regularização na faixa de fronteira colocou produtores em alerta e reacendeu o debate sobre segurança jurídica no campo. Retrospectiva 2025: Principais destaques da pecuária leiteira
Conheça os bovinos mais valorizados do mundo, com Nelore no topo do ranking
Conheça a maior fazenda oceânica que cria 10.000 toneladas de salmão; vídeo
Maior fazenda de leite do mundo recebe US$ 3,5 bilhões e cria complexo para 272 mil vacas
Auditores fiscais ocupam 13 das 14 vagas de adidos agrícolas em missões em 2026
Polêmica em 2025: Mais de 35 mil fazendas seriam desapropriadas e incorporadas as terras da União





