
Ascribu define atividades voltadas tanto para produtores quanto para o público urbano com visibilidade à criação sustentável e saudável da espécie
Uma programação diversificada que atende ao produtor e ao consumidor é o que a Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) preparou para a 48ª Expointer, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Conforme a entidade, serão dias muito especiais com julgamentos, assados e participação na Vitrine da Carne Gaúcha.
A presidente da Ascribu, Desireé Möller, informa que a maior concentração das atividades será nos dias 2, 3 e 4 de setembro. Na terça-feira, 2 de setembro, pela manhã, a associação faz uma participação especial na Comissão de Pecuária Orgânica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS). Conforme a dirigente, a pauta sobre búfalos foi escolhida porque os produtos bubalinos, como carne e leite, são praticamente orgânicos. Trata-se de uma espécie resistente ao carrapato e com pouco uso de carrapaticidas.
“O búfalo acaba sendo um animal praticamente orgânico e, em relação ao meio ambiente, temos uma criação mais sustentável e saudável”, pondera Desirré.
Na terça-feira, 2 de setembro, à tarde, será assada a segunda carcaça inteira de búfalo da Expointer, com distribuição para o público que estiver no parque a partir das 15h. O evento acontecerá em frente à Casa do Búfalo dentro do parque.
E na quarta-feira, 3 de setembro, à tarde, iniciam os julgamentos das raças Murrah e Mediterrâneo, na pista central. À noite, um jantar vai homenagear o ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), Caio Rossato, com a presença da atual diretoria da entidade na feira. A homenagem será antecedida pela assembleia geral da Ascribu com o fechamento da atual gestão que se encerra nessa Expointer.
A programação segue na quinta-feira, 4 de setembro, com o Dia do Queijo, entre 10h e 15h, na Casa do Búfalo. “A ação é uma parceria com a Ufrgs em que vamos mostrar para o público como são feitos os produtos através do leite da búfala”, explica Desirré, que destaca, ainda, a participação em três horários na Vitrine da Carne Gaúcha: no primeiro sábado, dia 30 de agosto, na segunda, 1º de setembro, e depois no segundo sábado, 6 de setembro.
“O búfalo estará presente mostrando como ele se enquadra na culinária do dia a dia para todos nós provarmos”, conclui.
VEJA MAIS:
- RIP e TIP: como ocorre a adaptação alimentar nas fases de cria, recria e engorda
- Manejo nutricional na reta final da safra garante peso e qualidade dos grãos, apontam especialistas
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.