Associação proíbe freio em provas de muares

Associação proíbe freio em provas de muares

PARTILHAR
jumentos-pega-mula
Foto: Pecuária em FOCO

Visando o bem-estar animal, Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga proíbe uso do freio maluquinho, equipamento causa desconforto ao animal.

A Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga através do seu site oficial comunicou a proibição do uso de freio maluquinho em provas oficiais, o uso desse modelo de freio sempre causou muitas discussões, alguns afirmam que esse equipamento é somente para correção do animal.

A atuação da Associação Pêga permite a valorização crescente da raça, sempre conhecida pela sua resistência para percorrer longas distâncias e aptidão ao trabalho no campo, e atualmente também visada pela comodidade da marcha, que garante conforto ao cavaleiro, pela sua beleza e docilidade.

Embocadura correta: O muladeiro deverá apresentar-se para vistoria com a embocadura e a cabeçada na mão para análise e admissão em pista.

REGULAMENTO DOS CONCURSO DE MARCHA DE MUARES⠀

Art.39 – O cavaleiro deverá apresentar-se

  • G) CABEÇADA: simples com testeira e faceira ajustadas corretamente, de forma achatada e sem artifício. Proibida a confeccionada de cabos metálicos revestidos ou não, correntes e as cortantes. O uso da cisgola (afogador) é optativo, sendo ajustada corretamente.
  • K) Não será permitido embocadura com bocado com quinas, torcido, de rosca, corrente ou com qualquer ação agressiva, com assimetria das ramas (bocado). Fica proibido o uso do “Freio Maluquinho”.
  • M) O muladeiro deverá apresentar-se para vistoria com a embocadura e a cabeçada na mão para análise e admissão em pista.
  • N) Fica vetado o uso de bandeiras durante o comentário do árbitro.

Freio proíbido

embocadura-Freio-Maluquinho
Foto: ABCJPÊGA

A raça Pêga é conhecidamente a raça de preferência dos criadores em diversas regiões do País. O Ministério da Agricultura reconhece a ABCJPêga como única instituição responsável pela administração do registro genealógico da raça Pêga, o que torna a entidade referência nacional.

Sobre ABCJPêga

A Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga foi fundada em 15 de agosto de 1947, no Parque de Exposições Bolívar de Andrade (Gameleira) na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais, onde possui sua sede. A ABCJPêga desde 1986, por expressa concessão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é a única entidade competente e responsável pela administração do Registro Genealógico da raça Pêga em todo território nacional.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.