Para o Anffa Sindical, a reativação do Fundo Federal Agropecuário (FFA) será uma de suas prioridades em 2025. “O fundo será essencial para modernizar e fortalecer as ações de defesa agropecuária no Brasil”, destacou a entidade em nota.
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) anunciou, em nota, que a reativação do Fundo Federal Agropecuário (FFA) será uma de suas prioridades em 2025. Criado na década de 1960 e inativo desde os anos 2000, o fundo tem como objetivo financiar ações de defesa agropecuária por meio da arrecadação de taxas de registro de produtos e empresas. A entidade afirmou que “a medida conta com apoio do governo e do setor produtivo e deve tramitar em regime de urgência no Congresso Nacional em 2025”.
Segundo o sindicato, o Projeto de Lei 3179/24, apresentado pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG), permitirá que frigoríficos, por exemplo, paguem taxas para realizar abates fora do expediente regular, com os valores sendo destinados ao pagamento de servidores envolvidos.
“O fundo será essencial para modernizar e fortalecer as ações de defesa agropecuária no Brasil”, destacou a entidade em nota.
A negociação para ampliar a indenização de fronteira também será uma das pautas do sindicato no ano que vem. A proposta busca aumentar a cobertura da indenização de 160 para 200 municípios. Além disso, a melhoria da estrutura de trabalho e o combate ao assédio aos profissionais serão tratados em uma mesa setorial coordenada pelo Ministério da Agricultura, com participação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Outro ponto de atenção para 2025, segundo o Anffa Sindical, será a segurança dos auditores durante operações de fiscalização realizadas em parceria com outros órgãos. O sindicato busca assegurar prerrogativas semelhantes às de servidores de outras áreas para garantir condições adequadas de trabalho.
A entidade também destacou que 2024 foi um ano desafiador para a carreira, marcado por uma operação padrão entre janeiro e maio, que resultou em um reajuste salarial de 23%. Apesar do avanço, o Anffa Sindical aponta que a reposição do quadro de servidores é uma das demandas urgentes. “A admissão de 200 novos auditores é um passo importante, mas insuficiente diante da previsão de aposentadoria de 1.200 profissionais”, afirmou o sindicato.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Rota Bioceânica: Mapa da América do Sul deve mudar nos próximos anos
Obra de integração continental liga o Atlântico ao Pacífico, encurta o caminho ao mercado asiático e reposiciona Brasil, Paraguai, Argentina e Chile no mapa do comércio global.
Continue Reading Rota Bioceânica: Mapa da América do Sul deve mudar nos próximos anos
Crise no Irã trava fluxo de milho e afeta exportações do Brasil
O mercado iraniano é responsável por aproximadamente 11% das exportações brasileiras de milho, e o país persa figura como o 17º maior importador mundial de grãos.
Continue Reading Crise no Irã trava fluxo de milho e afeta exportações do Brasil
Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país
O governo acompanha de perto a atuação do Banco Central (BC) e mantém diálogo permanente com a autoridade monetária desde a decretação da liquidação da instituição financeira.
Continue Reading Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país
Galípolo assina manifesto internacional pela independência dos BCs
A iniciativa ocorre em meio a ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pressiona por uma redução mais acelerada das taxas de juros no país.
Continue Reading Galípolo assina manifesto internacional pela independência dos BCs
Russi Jr.: JBS tem estudos iniciais sobre participação no leilão do Tecon 10
O executivo ressaltou que a companhia avalia oportunidades em diferentes ativos portuários, mas que qualquer avanço depende da publicação do edital.
Continue Reading Russi Jr.: JBS tem estudos iniciais sobre participação no leilão do Tecon 10
Desafios tarifários e segurança regulatória devem orientar a piscicultura brasileira em 2026
O principal ponto de atenção, entende Kubitza, permanece nas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos às importações de tilápia brasileira.





