Auditores fiscais agropecuários defendem retomada do Fundo Federal Agropecuário

Para o Anffa Sindical, a reativação do Fundo Federal Agropecuário (FFA) será uma de suas prioridades em 2025. “O fundo será essencial para modernizar e fortalecer as ações de defesa agropecuária no Brasil”, destacou a entidade em nota.

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) anunciou, em nota, que a reativação do Fundo Federal Agropecuário (FFA) será uma de suas prioridades em 2025. Criado na década de 1960 e inativo desde os anos 2000, o fundo tem como objetivo financiar ações de defesa agropecuária por meio da arrecadação de taxas de registro de produtos e empresas. A entidade afirmou que “a medida conta com apoio do governo e do setor produtivo e deve tramitar em regime de urgência no Congresso Nacional em 2025”.

Segundo o sindicato, o Projeto de Lei 3179/24, apresentado pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG), permitirá que frigoríficos, por exemplo, paguem taxas para realizar abates fora do expediente regular, com os valores sendo destinados ao pagamento de servidores envolvidos.

“O fundo será essencial para modernizar e fortalecer as ações de defesa agropecuária no Brasil”, destacou a entidade em nota.

A negociação para ampliar a indenização de fronteira também será uma das pautas do sindicato no ano que vem. A proposta busca aumentar a cobertura da indenização de 160 para 200 municípios. Além disso, a melhoria da estrutura de trabalho e o combate ao assédio aos profissionais serão tratados em uma mesa setorial coordenada pelo Ministério da Agricultura, com participação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Outro ponto de atenção para 2025, segundo o Anffa Sindical, será a segurança dos auditores durante operações de fiscalização realizadas em parceria com outros órgãos. O sindicato busca assegurar prerrogativas semelhantes às de servidores de outras áreas para garantir condições adequadas de trabalho.

A entidade também destacou que 2024 foi um ano desafiador para a carreira, marcado por uma operação padrão entre janeiro e maio, que resultou em um reajuste salarial de 23%. Apesar do avanço, o Anffa Sindical aponta que a reposição do quadro de servidores é uma das demandas urgentes. “A admissão de 200 novos auditores é um passo importante, mas insuficiente diante da previsão de aposentadoria de 1.200 profissionais”, afirmou o sindicato.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Pecuarista cria o próprio frigorífico e aposta em carnes premium – que segue crescendo – no Brasil

Da seleção genética no campo à verticalização da cadeia produtiva, trajetória de Valdomiro Poliselli Júnior mostra como a pecuária nacional passou a disputar espaço com as carnes mais valorizadas do mundo; Pecuarista cria o próprio frigorífico e aposta em carnes premium

Continue Reading Pecuarista cria o próprio frigorífico e aposta em carnes premium – que segue crescendo – no Brasil

Produção em dia, contas apertadas: por que o dinheiro não fecha no caixa

Diante desse cenário, é comum buscar explicações em fatores externos, como clima adverso, preços baixos, aumento dos custos de produção ou juros elevados. No entanto, eles não explicam completamente por que produtores submetidos às mesmas condições chegam ao fim do ano em situações tão diferentes.

Continue Reading Produção em dia, contas apertadas: por que o dinheiro não fecha no caixa

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM