Para o Anffa Sindical, a reativação do Fundo Federal Agropecuário (FFA) será uma de suas prioridades em 2025. “O fundo será essencial para modernizar e fortalecer as ações de defesa agropecuária no Brasil”, destacou a entidade em nota.
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) anunciou, em nota, que a reativação do Fundo Federal Agropecuário (FFA) será uma de suas prioridades em 2025. Criado na década de 1960 e inativo desde os anos 2000, o fundo tem como objetivo financiar ações de defesa agropecuária por meio da arrecadação de taxas de registro de produtos e empresas. A entidade afirmou que “a medida conta com apoio do governo e do setor produtivo e deve tramitar em regime de urgência no Congresso Nacional em 2025”.
Segundo o sindicato, o Projeto de Lei 3179/24, apresentado pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG), permitirá que frigoríficos, por exemplo, paguem taxas para realizar abates fora do expediente regular, com os valores sendo destinados ao pagamento de servidores envolvidos.
“O fundo será essencial para modernizar e fortalecer as ações de defesa agropecuária no Brasil”, destacou a entidade em nota.
A negociação para ampliar a indenização de fronteira também será uma das pautas do sindicato no ano que vem. A proposta busca aumentar a cobertura da indenização de 160 para 200 municípios. Além disso, a melhoria da estrutura de trabalho e o combate ao assédio aos profissionais serão tratados em uma mesa setorial coordenada pelo Ministério da Agricultura, com participação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Outro ponto de atenção para 2025, segundo o Anffa Sindical, será a segurança dos auditores durante operações de fiscalização realizadas em parceria com outros órgãos. O sindicato busca assegurar prerrogativas semelhantes às de servidores de outras áreas para garantir condições adequadas de trabalho.
A entidade também destacou que 2024 foi um ano desafiador para a carreira, marcado por uma operação padrão entre janeiro e maio, que resultou em um reajuste salarial de 23%. Apesar do avanço, o Anffa Sindical aponta que a reposição do quadro de servidores é uma das demandas urgentes. “A admissão de 200 novos auditores é um passo importante, mas insuficiente diante da previsão de aposentadoria de 1.200 profissionais”, afirmou o sindicato.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Pecuária brasileira encerra 2025 projetando um futuro mais tecnológico e sustentável
Como avalia a CEO da Beckhauser, avanço da inovação setorial depende de diálogo com o produtor, compreensão do manejo e foco em bem-estar animal, ambiental e humano.
CFTC/CBOT: fundos reduzem aposta na alta da soja na semana até 6 de janeiro
No milho, fundos reduziram em 43,6% a posição líquida vendida, que passou de 22.748 para 12.830 lotes. Já no trigo, o saldo vendido aumentou 12,6%.
Continue Reading CFTC/CBOT: fundos reduzem aposta na alta da soja na semana até 6 de janeiro
Café de Torrinha entra para o mapa do café brasileiro
Município de Torrinha recebeu selo do INPI que reconhece a origem e marca nova etapa para a economia local.
Continue Reading Café de Torrinha entra para o mapa do café brasileiro
Uso de alga marinha como bioestimulante cresce na cafeicultura e contribui para ganhos de produtividade
Essa alga, colhida pela Acadian Sea Beyond, vem das águas frias do Atlântico Norte, especificamente no Canadá, e é rica em bioativos naturais.
A voz eterna das arenas de rodeio: quem foi Paulinho Pena Branca
Da Auriflama para os maiores rodeios do país, Paulinho Pena Branca marcou gerações com emoção, fé e poesia, tornou-se referência nacional na locução e deixou um legado que ultrapassa as arenas e a música sertaneja.
Continue Reading A voz eterna das arenas de rodeio: quem foi Paulinho Pena Branca
ANP: preço do etanol sobe em 19 Estados e no DF, cai em 5 e fica estável em 1
Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas.
Continue Reading ANP: preço do etanol sobe em 19 Estados e no DF, cai em 5 e fica estável em 1





