Para o Anffa Sindical, a reativação do Fundo Federal Agropecuário (FFA) será uma de suas prioridades em 2025. “O fundo será essencial para modernizar e fortalecer as ações de defesa agropecuária no Brasil”, destacou a entidade em nota.
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) anunciou, em nota, que a reativação do Fundo Federal Agropecuário (FFA) será uma de suas prioridades em 2025. Criado na década de 1960 e inativo desde os anos 2000, o fundo tem como objetivo financiar ações de defesa agropecuária por meio da arrecadação de taxas de registro de produtos e empresas. A entidade afirmou que “a medida conta com apoio do governo e do setor produtivo e deve tramitar em regime de urgência no Congresso Nacional em 2025”.
Segundo o sindicato, o Projeto de Lei 3179/24, apresentado pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG), permitirá que frigoríficos, por exemplo, paguem taxas para realizar abates fora do expediente regular, com os valores sendo destinados ao pagamento de servidores envolvidos.
“O fundo será essencial para modernizar e fortalecer as ações de defesa agropecuária no Brasil”, destacou a entidade em nota.
A negociação para ampliar a indenização de fronteira também será uma das pautas do sindicato no ano que vem. A proposta busca aumentar a cobertura da indenização de 160 para 200 municípios. Além disso, a melhoria da estrutura de trabalho e o combate ao assédio aos profissionais serão tratados em uma mesa setorial coordenada pelo Ministério da Agricultura, com participação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Outro ponto de atenção para 2025, segundo o Anffa Sindical, será a segurança dos auditores durante operações de fiscalização realizadas em parceria com outros órgãos. O sindicato busca assegurar prerrogativas semelhantes às de servidores de outras áreas para garantir condições adequadas de trabalho.
A entidade também destacou que 2024 foi um ano desafiador para a carreira, marcado por uma operação padrão entre janeiro e maio, que resultou em um reajuste salarial de 23%. Apesar do avanço, o Anffa Sindical aponta que a reposição do quadro de servidores é uma das demandas urgentes. “A admissão de 200 novos auditores é um passo importante, mas insuficiente diante da previsão de aposentadoria de 1.200 profissionais”, afirmou o sindicato.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
O “Zebu Brasileiro” é a Estrela em Paris: Brahman como Mascote do Salon de l’Agriculture 2026
Pela primeira vez em 60 anos, a genética tropical assume o protagonismo na França; entenda por que a raça Brahman no Salon de l’Agriculture 2026 é a nova aposta europeia para enfrentar o calor extremo e os desafios sanitários globais
Alta de 35% na ureia pode levar Brasil a priorizar sulfato de amônio em 2026
Com valorização de 35% nas cotações da ureia em apenas duas semanas, análise da StoneX indica tendência de substituição pelo sulfato de amônio para mitigar custos e proteger as margens do produtor em 2026.
Continue Reading Alta de 35% na ureia pode levar Brasil a priorizar sulfato de amônio em 2026
O Fim do “Boi Ladrão”: Identificação individual e descarte estratégico através da pesagem remota
boi ladrão está comendo seu lucro? Conheça como a pesagem remota de gado da Embrapa e tecnologias globais revolucionam o descarte estratégico na pecuária.
Recuperação de pastagens pode quadruplicar a produção pecuária do Brasil
Especialistas e dados do Ministério da Agricultura apontam que intensificação sustentável pode transformar a pecuária sem abrir novas áreas; veja como a recuperação de pastagens pode quadruplicar a produção
Continue Reading Recuperação de pastagens pode quadruplicar a produção pecuária do Brasil
Agronegócio é o setor que mais registra crescimento em representatividade feminina nos últimos anos
As Melhores Empresas para Trabalhar costumam se destacar por práticas estruturadas voltadas à equidade e à ascensão de mulheres em cargos de liderança.
Cecafé enaltece parceria com MTE na promoção do trabalho decente na cafeicultura
Por meio do Programa Trabalho Sustentável, Ministério, Cecafé, associados e parceiros capacitaram mais de 500 técnicos multiplicadores sobre formas legais de contratação de mão-de-obra, saúde e segurança do trabalho.
Continue Reading Cecafé enaltece parceria com MTE na promoção do trabalho decente na cafeicultura





