Baixa demanda: Toneladas de alimentos são descartados

Baixa demanda: Toneladas de alimentos são descartados

PARTILHAR
Foto: Revista Globo Rural

Com restaurantes fechados pelo coronavírus, demanda por frutas, verduras e legumes caiu, represando a produção no campo

A queda gradual na circulação de pessoas, apontadas pela Ceagesp no início desta semana, já causa descarte de alimentos no entreposto da capital, responsável por receber produtos de 1,5 mil municípios de 22 estados brasileiros.

A Globo Rural recebeu vídeos que mostram toneladas de alimentos sendo jogadas na rua ou no chão do entreposto. Um funcionário relata o fechamento de restaurantes da capital como principal motivo para a queda na movimentação e consequente descarte do produtos. Caixas e mais caixas de alface e outras folhosas são descartados. Os produtos têm curta validade e não podem aguentar muitos dias fora do campo.

Em outro vídeo, trabalhadores da Ceagesp descartam frutas. É possível observar um grande volume de laranjas despejadas a céu aberto.

Segundo levantamento divulgado pelo Cepea, a procura por hortifrutis tem apresentado queda tanto no varejo quanto no campo. Segundo o Centro de estudos, os compradores estão receosos em manter os pedidos no campo, já que a sobra de mercadorias pode causar perdas e prejuízos.

Entre as imagens recebidas, uma fazenda do Rio Grande do Sul descarta tomates. O produtor menciona o fechamento da Ceasa, mas o entreposto segue funcionando. . Apenas as atividades de visitação coletiva estão suspensas até 16 de abril.Confira este e demais vídeos também nas redes sociais da revista Globo Rural.

Adaptado da Globo Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.