Beef on Dairy: Central traz inovação canadense para fortalecer a pecuária do Brasil

Beef on Dairy Tour e Beef Tour no Canadá reforçam aprendizado e fortalecem estratégias para o Brasil; as visitas trouxeram conhecimentos considerados “extraordinários” pelos participantes.

A estratégia ‘carne no leite’, termo abrasileirado para o Beef on Dairy, e o modelo de confinamento canadense são destacados como caminhos para aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade no Brasil. Executivos de grandes cooperativas brasileiras participaram das jornadas de aprendizado.

O Grupo Semex promoveu, entre 7 e 21 de setembro, duas importantes agendas internacionais que prometem influenciar o futuro da pecuária nacional: o Beef on Dairy Tour e o Beef Tour no Canadá. As expedições reuniram líderes e especialistas de algumas das principais cooperativas de carnes do Brasil em uma imersão completa na cadeia produtiva da carne canadense, desde o nascimento do bezerro até o abate.

Visita da Semex Brasuil no Canada
Foto: Divulgação

Beef on Dairy: A revolução da genética da pecuária leiteira

O grande destaque da agenda foi o Beef on Dairy Tour, realizado na província de Ontário. Esta estratégia, que significa literalmente “carne no leite” e consiste na inseminação de vacas leiteiras (geralmente de menor valor genético para a reposição do rebanho) com sêmen de raças de corte, está se tornando uma tendência global e vem ganhando força no Brasil.

beef on dairy - semex brasil
Foto: Divulgação

Conforme o contexto da pecuária brasileira, a prática do Beef on Dairy é vista como uma estratégia inteligente e sustentável. Ela permite ao produtor leiteiro diversificar sua fonte de receita ao utilizar bezerros não destinados à reposição do rebanho para a produção de carne de alto valor agregado. Os bezerros mestiços resultantes apresentam maior desempenho zootécnico e são mais procurados por recriadores e confinadores, otimizando o aproveitamento do rebanho e contribuindo para a redução da pegada de carbono, um fator cada vez mais exigido pelos mercados internacionais.

No Canadá, os participantes brasileiros puderam observar a excelência da operação na Oxford Cattle Company, uma das maiores fazendas de Beef on Dairy do país. A propriedade impressionou pela capacidade de transformar 1.200 bezerros de 10 dias por semana – totalizando quase 63 mil cabeças anuais – em animais prontos para o abate, reforçando a escala e a eficiência do sistema. O grupo também visitou a sede da Semex em Guelph e centros de pesquisa como a Ontowa Inc. e Mapleview, referências em produção e pesquisa de sucedâneos.

beef on dairy - semex brasil
Foto: Divulgação

Da Genética de elite ao abate em larga escala

Complementando o aprendizado, o Beef Tour percorreu as cidades de Toronto e Calgary, capital da província de Alberta, responsável por quase 70% do rebanho de corte do Canadá.

A programação foi focada na excelência genética e na gestão de grandes confinamentos. Foram visitadas fazendas de ponta, como a Hamilton Farms Angus e a Belvin Angus, e confinamentos de grande porte, incluindo a Rimrock Feeders e a Cattleland Feedyards. Os participantes também tiveram um encontro estratégico com a Telus Agriculture, uma empresa de consultoria que atende quase 7 milhões de cabeças de gado globalmente.

Um dos pontos altos foi a imersão no Canadian Beef Centre of Excellence, um centro de referência mundial na promoção da carne Angus, que realizou demonstrações e degustações, destacando a importância da valorização do produto final.

Impacto e próximos passos no brasil

Os tours trouxeram conhecimentos considerados “extraordinários” pelos participantes. Na área de Beef on Dairy, chamou a atenção dos brasileiros o alto nível de organização, sanidade e o ganho de peso acelerado dos animais, com potencial de adaptação para a realidade nacional. No Beef Tour, a experiência no centro de excelência reforçou a necessidade de investir na valorização da carne perante o consumidor.

Com a repercussão positiva, a troca de experiências será consolidada em solo brasileiro. Já em outubro, o diretor de Beef on Dairy da Semex, Brad Gilchrist, visitará diversas cooperativas brasileiras, incluindo algumas que estiveram na viagem.

A iniciativa marca o fortalecimento de um intercâmbio de longo prazo. Enquanto o Beef Tour já é uma agenda anual, o Beef on Dairy Tour tem previsão de expansão a partir de 2026, solidificando a ponte de conhecimento entre Canadá e Brasil para impulsionar a rentabilidade e a inovação na pecuária nacional.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM