Bingar da AT: Grande raçador Nelore morre aos 17 anos

Criatório divulga o falecimento do raçador Nelore Bingar da AT, segundo o criador o animal fez história em seu rebanho e vários outros

Hoje a pecuária perdeu o reprodutor BINGAR DA AT. O pecuarista Gustavo Stucchi da Nelore El Zahran, Fazenda Chaparral, comunicou o falecimento do touro Nelore Bingar da AT (Garimpeiro x Escandinavo x Kalindri). “Morre hoje aos 17 anos o raçador Bingar da AT , adquirido pelo Nelore El Zahran em 2008, do grande criador Sr Arthêmio Olegário de Souza. Fez história em nosso rebanho e de vários outros rebanhos , produzindo excelentes matrizes e reprodutores.” – declarou o criador nas redes sociais.

Bingar nasceu na Fazenda Água Tirada e foi adquirido pelo Nelore El Zahran, onde viveu até o dia de hoje, contribuindo muito não só para o plantel El Zahran, mas para toda a pecuária.

“Um reprodutor como Bingar não nasce ao acaso, ele vem de uma base genética muito consistente. Sua mãe, CAVERNA DA AT, nasceu em 1989, teve 10 partos naturais e o último, aos 16 anos, foi o reprodutor BINGAR DA AT. Parabéns Fazenda Água Tirada, por produzir um reprodutor desse quilate, e parabéns, Nelore El Zahran, por enxergar e investir na vida reprodutiva desse reprodutor.” – disse Leandro Souza, administrador da página Acervo Nelore.

Touro tinha um pedigree muito procurado na atualidade, sendo filho de Garimpeiro AT e vaca Escandinavo do BR. Bingar também possuía uma ótima caracterização racial, chanfro curto, linha de dorso comprida e larga, garupa bem revestida e com a musculatura evidente.

O animal foi destaque no Sumário Embrapa/Geneplus, possuiu régua de DEPs equilibrada, sendo indicado tanto para quem queria fazer bezerro pesado e tourinhos comerciais, quanto base de rebanho, pois suas filhas possuem ótima habilidade materna. Indicado para linhagem Ludy, Lemgruber, Iguaçu e Visual.

Bingar é fruto do trabalho da Água Tirada, de Seu Arthêmio Olegário de Souza
Foto: Água Tirada

Bingar da AT é fruto do trabalho da Água Tirada, de Seu Arthêmio

A Água Tirada tem sua história datada de mais de um século, com a iniciativa do Sr. Adolfo Alves Ferreira, pai de Libório Ferreira de Souza, fundador da primeira sede da fazenda. A geração seguinte, de Arthêmio Olegário de Souza, iniciou sua criação com Gado da Raça Gir, e pouco depois despertou para a criação do Nelore, raça que estava começando a ser importada da Índia na época.

Bingar é fruto do trabalho da Água Tirada, de Seu Arthêmio Olegário de Souza
Foto: Água Tirada

Resultados de relevância, com sua criação, a marca Água Tirada tem hoje reconhecimento e consolidação da sua qualidade na seleção da Raça Nelore, com centenas de reprodutores disponibilizados no mercado agropecuário advindos de um trabalho sério de seleção de mais de 50 anos.

O gado de elite da Água Tirada é uma seleção de linhagens VR e Brumado, linhagens que se destacam pela consistência genética, padrão racial, biotipo moderno, fertilidade dos machos e fêmeas e alta habilidade materna das filhas.

A Fazenda Água Tirada está situada em Maracaju, município distante 160 km da capital do Estado e considerado a 5ª maior economia de Mato Grosso do Sul, que tem como ponto forte a Pecuária e a produção agrícola de soja, milho e cana de açúcar.

Gustavo Stucchi, da Nelore El Zahran – atual proprietário –, também contou um pouco da história do criatório, confira abaixo:

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM