Biochar como estratégia de preservação é tema da Conferência da Mata Atlântica

Evento, que será realizado em Curitiba (PR), reunirá secretários do governo paranaense, pesquisadores, cientistas e representantes da Organização das Nações Unidas

O biochar, tecnologia premiada mundialmente, capaz de conciliar preservação ambiental, resiliência dos solos e mitigação das mudanças climáticas, será um dos temas em destaque da Conferência da Mata Atlântica, que acontece entre os dias 19 e 21 de agosto, em Curitiba (PR).

No painel “Agricultura Sustentável e Soluções Baseadas na Natureza”, especialistas vão debater como o biochar pode transformar práticas agrícolas, ao mesmo tempo em que contribui para a conservação de áreas florestais e promove a remoção definitiva de carbono da atmosfera – um impacto considerado histórico no enfrentamento das mudanças climáticas.

Isso é possível porque o biochar é produzido a partir de resíduos agrícolas que, após passar por um processo de pirólise, se transforma em um potente condicionador de solo. Sua estrutura porosa aumenta a capacidade de retenção de água e nutrientes, fortalece a microbiota e melhora a aeração, o que amplia a resiliência do solo e, por consequência, favorece o crescimento saudável das plantas e o aumento da produtividade.

A moderação será feita pelo Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, e contará com a presença de Ricardo de Figueiredo, Diretor-Executivo da greentech franco-brasileira NetZero, e Jay Amstel, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

“O biochar tem se mostrado uma solução viável para os produtores agrícolas que buscam eficiência, economia e sustentabilidade. Ele melhora a saúde do solo, aumenta a produtividade e contribui para reduzir a dependência de insumos químicos. Já validado na agricultura, esse é um caminho para conciliar aumento de produção com conservação de áreas de floresta e preservação de biomas, como a Mata Atlântica”, explica Figueiredo. Estudos recentes indicam que o uso do biochar pode elevar em pelo menos 20% a produtividade de culturas como o café.

Além de otimizar o manejo agrícola, o biochar desempenha papel essencial na preservação ambiental e no enfrentamento das mudanças climáticas. O processo de pirólise consiste em aquecer a biomassa na ausência de oxigênio, evitando que o carbono dos resíduos agrícolas volte para a atmosfera na forma de CO₂. Assim, o carbono é retido de maneira estável em estruturas sólidas que permanecem no solo por centenas de anos. Dessa forma, resíduos que se decomporem liberariam gases de efeito estufa, mas são transformados em material de alto valor agrícola e climático.

Essa relevância global do biochar tem sido reconhecida internacionalmente. A NetZero foi a única solução de biochar premiada no XPRIZE Carbon Removal, o maior prêmio de inovação climática do mundo, apoiado pela Fundação Musk. A empresa conquistou o título de melhor solução na categoria “Terra” e ficou em segundo lugar na classificação geral, consolidando-se como uma das iniciativas mais promissoras para enfrentar as mudanças climáticas e transformar práticas agrícolas em escala global.

Com esse conjunto de benefícios, o biochar se consolida como uma solução integrada que atua simultaneamente na recuperação de solos e aumento da produtividade agrícola, no consumo de resíduos e preservação ambiental, na remoção definitiva de carbono da atmosfera, na produção de energia renovável e sustentável durante a pirólise e, por fim, no fortalecimento da renda e das condições de trabalho dos agricultores, em especial os pequenos e médios produtores.

Além disso, hoje o biochar se destaca como uma ferramenta estratégica para governos e para a sociedade, tanto na preservação ambiental de florestas quanto na agenda global de remoção de carbono. Esse debate vem sendo impulsionado por iniciativas do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, que tem promovido a pauta em diversas regiões do mundo. Durante a Conferência da Mata Atlântica, a entidade também reunirá lideranças municipais e estaduais em um encontro paralelo para discutir soluções climáticas e estratégias de desenvolvimento sustentável baseadas na natureza.

SERVIÇO:

Data: 19.08.2025
Horário: 17h20
Local: Salão de Atos do Parque Barigui
Endereço: Alameda Ecológica Burle Marx, s/n, Santo Inácio, Curitiba
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd062xhuJ5vEkySA04VLOhf_lEAirhsuxVxEYDqUycTF4EK_g/viewform

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM