
Estudos confirmam a eficácia de soluções biotecnológicas para melhorar a saúde do solo e impulsionar altas produtividade em diferentes cultivos, como milho, soja, alface e tomate
Produtores agrícolas brasileiros que usam soluções biotecnológicas conseguem melhorar a saúde do solo, mitigar riscos e atingir altas produtividades. Em regiões produtoras de grãos e hortifrúti, como o estado de Goiás e o Noroeste de Minas Gerais, o desafio comum são os patógenos de solo. Para o manejo dos nematoides, parasitas que atacam o sistema radicular das plantas e causam perdas de safra de até 60%, estudos demonstram resultados positivos com o bionematicida microbiológico Reli3ver. A aplicação do produto desenvolvido pela Alltech Crop Science, com uma cepa exclusiva da bactéria Bacillus subtilis, se mostra eficaz em diferentes culturas e reduz em até 65% o número de nematoides nas lavouras.
“O Brasil atingiu bons resultados de produção de soja nesta safra 2024/25 devido às condições climáticas favoráveis, principalmente as chuvas bem distribuídas ao longo de todo o ciclo do grão. Neste caso, a biotecnologia tem um papel fundamental na promoção de estímulos nutricionais e fisiológicos, o que potencializa o incremento de produtividade”, avalia o engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia Matheus Medeiros, gerente de desenvolvimento de mercado da Alltech Crop Science. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), os nematoides causam prejuízos em torno de R$ 35 bilhões anuais ao agronegócio brasileiro — dos quais R$ 16,2 bilhões apenas na soja.
Segundo o especialista, o Reli3ver contribui para o bom desempenho dos cultivos porque protege o sistema radicular, reduz a multiplicação dos nematoides e estimula o crescimento das raízes, contribuindo para o equilíbrio do solo. Os benefícios do bionematicida foram comprovados em estudos conduzidos com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e parceiros de campo, que demonstraram significativa redução do número de nematoides no solo e nas raízes, além do aumento da massa radicular e da produtividade em diversas culturas.
Trabalhos realizados a campo apontam queda de 44% no número de nematoides por grama de raiz com o uso do Reli3ver na cultura da soja. Já um estudo realizado pelo Instituto Goiano de Agricultura (IGA) no município de Rio Verde (GO) revela que a aplicação do Reli3ver no milho diminuiu o número de nematoides por grama de raiz em 65%. Outros trabalhos de campo confirmam o potencial do bionematicida da Alltech Crop Science em hortifrútis, com baixas de 63% na quantidade de nematoides por grama de raiz no alface e de 48% no tomate.
AgroBrasília
O Reli3ver e a linha completa de produtos da Alltech Crop Science poderão ser conferidos na AgroBrasília, feira que acontece de 20 a 24 de maio em Brasília (DF), e atrai visitantes de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins. “A Alltech Crop Science é especialista em fermentação microbiana, com o objetivo de minimizar fatores estressantes, melhorar a saúde do solo e das plantas, além de aumentar a produtividade”, explica o gerente. O estande da empresa é compartilhado com a Verdiza, distribuidora que comemora mais de 25 anos de atividades em Goiás e Minas Gerais e há mais de 20 anos é parceira da Alltech Crop Science. “A AgroBrasília é o principal evento agrícola da região e teremos condições comerciais exclusivas. A expectativa é fechar muitos negócios com as nossas soluções biotecnológicas que ajudam os produtores a melhorar seus resultados produtivos e financeiros de forma sustentável”, conclui Medeiros.
Sobre a Alltech Crop Science
A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech, desenvolve soluções naturais para enfrentar os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas áreas de nutrição, solo, proteção e performance, auxiliamos na promoção da sustentabilidade e da rentabilidade do produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é composta pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).
VEJA MAIS:
- Descubra quanto custa abastecer o maior trator da Agrishow 2025
- Qual é, afinal, a diferença entre zootecnia e veterinária?
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.