Circular era esperada por produtores rurais afetados pelas enchentes no RS; regras para financiamento entram em vigor em 11 de outubro.
O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) emitiu uma Circular alterando as regras para aplicação do Programa BNDES Emergencial Automático. O documento assinado nesta terça, 24, traz as medidas de apoio anunciadas pelo governo federal a produtores rurais, cooperativas, cerealistas e fornecedores de insumos agrícolas afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A Circular entra em vigor em 11 de outubro de 2024, portanto as regras irão valer para os pedidos de financiamento protocolados a partir desta data.
Segundo a coordenadora do movimento SOS Agro, Graziele Camargo, o documento era o que faltava para os agricultores acessarem o crédito rural nas condições que foram tratadas com o governo federal.
Porém, ela lamenta que a aplicação não seja imediata. “Mais 16 dias de espera. Aumenta ainda mais o desespero do produtor por tanta demora”, afirma a coordenadora ao Agro Estadão.
Pela linha emergencial, produtores, cooperativas, cerealistas e fornecedores de insumos que ficam em áreas de situação de emergência e calamidade no Rio Grande do Sul, precisam do laudo técnico apontando perdas de 30% na produção ou superiores a esse índice.
O documento deixa claro que o prazo para financiamento é de 96 meses (8 anos). O setor defende a aplicação de taxas de juros entre 6% e 8%.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Indicador do café robusta perde força
- Acrimat comemora lei que permite pecuária extensiva em áreas alagadas do Pantanal
- Indicador do algodão volta à casa dos R$ 4/lp
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.