
No caso da carne, a demanda interna se aqueceu, e a exportação seguia intensa – o dólar valorizado estimulava as vendas externas. O ano também fica marcado pelas fortes oscilações nos preços do boi.
Para a pecuária nacional, 2024 fica marcado por recordes de abate, de produção, de disponibilidade interna e de exportação. O ano também fica marcado pelas fortes oscilações nos preços. Durante todo o primeiro semestre, os valores do boi gordo apresentaram movimento de baixa; e, no começo de junho, o Indicador CEPEA/B3 (estado de São Paulo) fechou a R$ 215,30, a mínima do ano.
Naquele período, as pastagens estavam ruins, e muitos pecuaristas aumentaram suas vendas, inclusive de fêmeas, para diminuir custos e limitar a perda de peso. O IBGE mostra que o número de animais abatidos no primeiro semestre aumentou 21,2% sobre igual período de 2023.
Enquanto isso, as exportações iam bem, em torno de 250 mil toneladas por mês. Era um momento muito bom para os frigoríficos e muito difícil para os pecuaristas. Em agosto, a situação dos produtores começa a mudar. Frigoríficos passaram a demandar de forma intensa novos lotes de animais para abate, ofertando preços maiores a cada dia.
Esse contexto resultou em uma disparada no valor da arroba, o que puxou também os valores da reposição. No caso da carne, a demanda interna se aqueceu, e a exportação seguia intensa – o dólar valorizado estimulava as vendas externas. Até novembro, os embarques brasileiros de carne bovina somavam 2,65 milhões de toneladas (in natura e processada), superando em 28,7% o volume de igual período de 2023 e renovando o recorde.
Na última semana de novembro, no entanto, frigoríficos recuaram das compras de boi e os valores passaram a cair com força no mercado nacional. Na primeira quinzena de dezembro, a desvalorização do boi gordo já era de 11%.
Fonte: Cepea
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Cassio Dias monta o touro Man Hater e conquista 98,25 pts – maior nota da história da PBR Teams
Um legado que marcou história: Montaria épica coloca brasileiro Cassio Dias no topo da liga americana com a segunda maior nota já registrada da PBR; duelo com touro lendário marca nova era no rodeio mundial
Julho será de calor acima da média e chuvas irregulares em boa parte do Brasil, aponta INMET
Previsão do tempo para julho, segundo o Inmet, indica risco para culturas agrícolas e chance de geadas no Sul e Sudeste; confira os detalhes
Adesão ao selo Sisbi-POA gera oportunidade pequenos produtores venderem em todo o Brasil
Atualmente, existem 123 Serviços de Inspeção integrados; desses, 41 são consórcios do Projeto ConSIM; Sisbi-POA gera oportunidade de expansão para produtos da agropecuária brasileira
Parintins: festival vai até amanhã com bois Caprichoso e Garantido
Festa Parintins, que começou nesta sexta, é uma das maiores do país e vai até amanhã com bois Caprichoso e Garantido
Continue Reading Parintins: festival vai até amanhã com bois Caprichoso e Garantido
Circuito Nelore de Qualidade 2025 e PMGZ Carne fazem parceria para fortalecer genética Nelore PO e sua contribuição para produção de carne com eficiência e qualidade
O Circuito é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo e o PMGZ Carne, da ABCZ, evidencia os resultados obtidos com o uso de genética zebuína PO selecionada.
Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto
Como não tinham sido objeto do decreto, o IOF de crédito para pessoas físicas, para o Pix e para modalidades isentas não foi alterado.
Continue Reading Entenda como fica o IOF após derrubada de decreto