No caso da carne, a demanda interna se aqueceu, e a exportação seguia intensa – o dólar valorizado estimulava as vendas externas. O ano também fica marcado pelas fortes oscilações nos preços do boi.
Para a pecuária nacional, 2024 fica marcado por recordes de abate, de produção, de disponibilidade interna e de exportação. O ano também fica marcado pelas fortes oscilações nos preços. Durante todo o primeiro semestre, os valores do boi gordo apresentaram movimento de baixa; e, no começo de junho, o Indicador CEPEA/B3 (estado de São Paulo) fechou a R$ 215,30, a mínima do ano.
Naquele período, as pastagens estavam ruins, e muitos pecuaristas aumentaram suas vendas, inclusive de fêmeas, para diminuir custos e limitar a perda de peso. O IBGE mostra que o número de animais abatidos no primeiro semestre aumentou 21,2% sobre igual período de 2023.
Enquanto isso, as exportações iam bem, em torno de 250 mil toneladas por mês. Era um momento muito bom para os frigoríficos e muito difícil para os pecuaristas. Em agosto, a situação dos produtores começa a mudar. Frigoríficos passaram a demandar de forma intensa novos lotes de animais para abate, ofertando preços maiores a cada dia.
Esse contexto resultou em uma disparada no valor da arroba, o que puxou também os valores da reposição. No caso da carne, a demanda interna se aqueceu, e a exportação seguia intensa – o dólar valorizado estimulava as vendas externas. Até novembro, os embarques brasileiros de carne bovina somavam 2,65 milhões de toneladas (in natura e processada), superando em 28,7% o volume de igual período de 2023 e renovando o recorde.
Na última semana de novembro, no entanto, frigoríficos recuaram das compras de boi e os valores passaram a cair com força no mercado nacional. Na primeira quinzena de dezembro, a desvalorização do boi gordo já era de 11%.
Fonte: Cepea
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Conexão Delta G fecha 2025 com evolução em seleção genômica e no programa de melhoramento
Ano registrou avanços na escolha de touros jovens, maior adesão à genômica e entrada de novos reprodutores em centrais de inseminação.
Embrapa coordena acordo de inovação genômica entre empresas indianas e brasileiras
Ação conjunta fortalece o intercâmbio científico e impulso a adoção de tecnologias avançadas nos sistemas leiteiros do país asiático.
Continue Reading Embrapa coordena acordo de inovação genômica entre empresas indianas e brasileiras
Trump anuncia pacote de US$12 bilhões para agricultores atingidos pela guerra comercial
Grupos de agricultores e parlamentares republicanos de Estados agrícolas buscaram o auxílio, em parte, para apoiar os agricultores na compra de sementes, fertilizantes e outras despesas para a temporada de cultivo do próximo ano.
Conab: plantio de soja atinge 90,3% da área prevista na safra 2025/26 no País
Na comparação com igual período da safra passada, quando 94,1% haviam sido semeados, há atraso de 3,8 pontos porcentuais.
Continue Reading Conab: plantio de soja atinge 90,3% da área prevista na safra 2025/26 no País
Argentina reduz impostos de exportação e reforça competitividade do setor de grãos
A medida integra a estratégia econômica do país para impulsionar o agronegócio, aumentar o volume exportado e ampliar a entrada de divisas.
Continue Reading Argentina reduz impostos de exportação e reforça competitividade do setor de grãos
Alerta Vermelho: Ciclone extratropical traz risco de tempestades severas ao Sul
Inmet emite alerta vermelho para o Sul devido a um ciclone extratropical. Previsão de ventos acima de 100km/h, granizo e riscos ao agronegócio.
Continue Reading Alerta Vermelho: Ciclone extratropical traz risco de tempestades severas ao Sul





