Botsuana faz história e importa 9 raças bovinas para expandir pecuária no país

Umas das raças buscadas nos Estados Unidos foi o Brahman e o criatório escolhido para compra dos animais foi simplesmente no berço de criação da raça

O governo de Botsuana lançou em 2022 um programa de Inseminação Artificial (IA) para melhorar e restaurar a pecuária do país africano, o tema de lançamento foi “Tecnologias Reprodutivas Avançadas: Um caminho definitivo para a melhoria e aumento do rebanho nacional”. Segundo informações foram gastos cerca de 25 milhões de Pula botsuanesa (moeda local), cerca de US$ 2 milhões de dólares na importação dos animais.

O país fica no coração do continente africano, equivalente às dimensões do estado de Minas Gerais, seu território é composto por 70% deserto de Kalahari. Faz fronteira com a África do Sul, com a Namíbia e com o Zimbábue, é um dos países menos populosos do mundo, sendo habitado por pouco mais de 2 milhões de habitantes. Quando conquistou a independência do Reino Unido, em 1966, a nação era a segunda mais pobre do mundo. Desde então o país transformou-se numa das economias de mais rápido crescimento no continente.

“Antes da chegada desses animais, uma equipe de especialistas viajou para os Estados Unidos para selecionar a melhor genética animal com base na solidez física e nas diferenças de progênie. Quero garantir que esses animais que estou recebendo hoje são de elite, ou seja, de genética superior e vão se adaptar bem ao nosso meio, pois são de um estado dos Estados Unidos da América que tem condições climáticas quase semelhantes às de Botsuana” – disse o presidente de Botswana, Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi.

Botsuana faz história e importa 9 raças bovinas para expandir pecuária no país
Foto: BW Presidency

Ao total foram importados cerca de 162 bovinos e foram escolhidos animais de nove raças diferentes:

  • 106 – Touros da raça Brahman
  • 21 – Novilhas da raça Brahman
  • 04 – Touros da raça Red Brahman
  • 02 – Touros Angus
  • 02 – Touros Red Angus
  • 05 – Touros da raça Charolês
  • 05 – Touros da raça Brangus
  • 10 – Touros da raça Beefmaster
  • 07 – Touros da raça Santa Gertrudis

Um dos criatórios que os técnicos visitaram e adquiriram alguns animais da raça Brahman nada mais é do que o berço da raça no mundo. JD Hudgins Brahman, empresa familiar criadora da raça há seis gerações (105 anos) desde 1908, uma das craidoras da raça no início do século passado.

O Brahman é resultado de zebuínos indianos foram importados naquela época aleatoriamente para formar animais adaptados ao clima do sul do Texas, mais quente e úmido do que no norte. Estas raças importadas e precursoras da Brahman foram a Nelore, Gir, Guzerá e Krishna Valley.

J.D. Hudgins American Brahman - botsuana
Foto: J.D. Hudgins

“É uma honra trabalhar com a República de Botswana e o Presidente Masisi. Em 1964, enviamos 44 Brahmans para Botsuana, 59 anos depois, 83 cabeças de gado criado e marcado por J.D. Hudgins desembarcaram em Botsuana neste mês. Desde a primeira visita sabíamos que algo especial sairia disso. Estamos orgulhosos de fazer parte da revolução pecuária que está acontecendo em Botswana e esperamos o sucesso que você terá. Obrigado por confiar em nossa genética!” – disse o criatório nas redes sociais.

Outro criatório escolhido para a compra de animais foi o V8 Ranch, criado em 1944 é especializado na seleção de gado Brahman e administrada pela família Williams em Boling & Hungerford, Texas, EUA. Foram selecionados cerca de 44 animais, entre touros e fêmeas da marca V8.

“Temos a honra de anunciar a entrega bem-sucedida de um grande grupo de gado Brahman de elite para a República de Botswana. Esta remessa monumental é o resultado de vários meses de planejamento, coordenação e dedicação meticulosos. O gado enviado ao país africano significa o melhor da nossa seleção, pronto para o fortalecimento significativo da pecuária do país.” – disse a marca V8 em suas redes sociais.

O setor leiteiro também será fomentado. Para dar suporte aos produtores deleite do país foram importadas cerca de 2.400 doses de sêmen sexado – provavelmente de fêmea – das seguintes raças: Pardo Suíço, Holandês e Holandês Vermelho.

Excellency President Dr. Mokgweetsi Masisi donated a Brahman bull
Foto: BW Presidency

Os animais estão sendo doados a pequenos pecuaristas afim de melhorar o gado do país. Um dos exemplos é a doação de um touro Brahman à Sra. Mmasediba Maroba, de 75 anos, do Posto de Gado Madale, entre Bobonong e Molalatau.Dona Maroba que tem 57 cabeças de gado, começou a lavoura com gado que herdou do pai. É sua fonte de renda e ela construiu uma casa e desenvolveu seus campos com o produto da venda de gado.

Confira algumas fotos do do embarque:

Botsuana faz história e importa 9 raças bovinas para expandir pecuária no país
Foto: BW Presidency
Botsuana faz história e importa 9 raças bovinas para expandir pecuária no país
Foto: BW Presidency
Botsuana faz história e importa 9 raças bovinas para expandir pecuária no país
Foto: BW Presidency
Botsuana faz história e importa 9 raças bovinas para expandir pecuária no país
Foto: BW Presidency

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM