
O ministro Paulo Teixeira disse também ver espaço para produtos da sociobiodiversidade da Amazônia na Europa.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, defendeu que a agricultura familiar tenha maior participação no comércio internacional.
“A agricultura familiar representa 75% de tudo que o Brasil produz, mas ainda há participação tímida da agricultura familiar no comércio exterior. Itália, França e Alemanha têm participação maior da agricultura familiar no comércio internacional”, afirmou Teixeira, durante o Lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A PNCE foi instituída pelo Decreto Nº 11.593, de 10 de julho de 2023, com a finalidade, segundo o governo, de difundir a cultura exportadora e aumentar o número de exportadores brasileiros, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
Segundo o ministro, uma maior fatia da agricultura familiar na balança comercial brasileira passa pela ampliação da cobertura de assistência técnica e pela integração dos pequenos produtores com as cooperativas.
“Estamos desenhando um programa muito forte de assistência técnica com o Ministério da Educação (MEC) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Em segundo lugar, precisamos fortalecer as cooperativas. A tarefa inicial é chamar as cooperativas para se reunirem com a Apex para que ajudem a exportá-las e participar mais fortemente das exportações”, defendeu Teixeira.
O ministro disse também ver espaço para produtos da sociobiodiversidade da Amazônia na Europa. Entre os produtos, o ministro citou açaí, chocolate e cupuaçu, além de fármacos e cosméticos. “Há baixa presença da Amazônia nesse comércio. Vejo oportunidade na sociobioeconomia. Podemos aproximar a Amazônia com produtos sustentáveis deste esforço”, afirmou.
Fonte: Estadão Conteúdo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. O resultado foi obtido integrando as imagens com técnicas estatísticas e aprendizagem de máquina. A mesma metodologia também foi testada em soja. Continue Reading Modelo prevê produtividade agrícola com uso de imagens de satélite O Braford da Fazenda Esperança foi um dos destaques da maior feira agropecuária da América Latina; jovem touro com menos de dois anos é grande promessa da raça no Brasil Continue Reading Fazenda Esperança do Braford é novamente uma das Campeãs da Expointer O drama dos agricultores que, esmagados por dívidas, acabam tirando a própria vida não pode mais ser tratado como “caso isolado” A conclusão é de um estudo publicado na revista Conservation Letters, que analisou os aspectos responsáveis pelo sucesso na proteção florestal no Brasil e Indonésia. Principal diferença entre os modelos está no sistema de trilha; escolha deve considerar tipo de cultura, área a ser colhida e perfil da propriedade Continue Reading Axial ou híbrida? Saiba escolher a colheitadeira ideal Coordenado pelo Mapa, o programa reforça a posição do Brasil na agenda global de desenvolvimento sustentável. Modelo prevê produtividade agrícola com uso de imagens de satélite
Fazenda Esperança do Braford é novamente uma das Campeãs da Expointer
Entre safras e dívidas: o descompasso entre a política de crédito e a realidade de quem produz no campo
Estudo aponta que determinação política é chave para conter desmatamento no Brasil e Indonésia
Axial ou híbrida? Saiba escolher a colheitadeira ideal
Primeira fase do Caminho Verde Brasil vai restaurar até 3 milhões de hectares de terras degradadas