Brasil colhe 70% da safra de soja, 33,7 milhões de hectares

Brasil colhe 70% da safra de soja, 33,7 milhões de hectares

PARTILHAR
Foto: Divlugação

A Bahia e Santa Catarina são os estados que menos colheram até o momento, e também seguem em ritmo mais lento que o normal

Se desde o inicio da colheita da soja o ritmo dos trabalhos era muito mais rápido que a média para o período, com o passar do tempo esta diferença tem caído bastante. Segundo o levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado 70% das 33,7 milhões de hectares cultivados já foram retirados do campo. A média para o período é de apenas 63%, mesmo volume do ano passado.

Os problemas climáticos gerados no ano passado, fizeram com que o ritmo médio da colheita fosse mais alto que a média histórica. Neste ano, apesar da melhora no tempo o ritmo é ainda mais alto, tanto que boa parte dos estados está colhendo mais rápido do que a média história e que do ano passado.

Em Mato Grosso do Sul está praticamente concluindo sua colheita desta safra. Até o momento já retirou 98% dos 2,5 milhões de hectares cultivados nesta temporada. No ano passado a coisa também foi rápida, ainda assim 95% tinham sido retirados de campo. A média normal para o estado é de 90% apenas.

Mato Grosso também segue em ritmo acelerado. Até o dia 27 de março, data do levantamento, 97% dos 9,2 milhões de hectares semeados nesta temporada foram colhidos. Na média histórica, o estado colhe 88% e no ano passado 87%.

Goiás, que nesta temporada já chegou a superar o ritmo mato-grossense, aparece logo na sequencia, também em velocidade muito além do normal, com 95% dos 3,2 milhões de hectares estimados, contra os 82% da média normal, e 80% do ano passado.

O únicos estados que registram lentidão nas colheitas foram a Bahia e Santa Catarina, que colheram 18% e 22% respectivamente, média abaixo do ritmo normal de 21% (BA) e 26% (SC).

Fonte: Daniel Popov/ Soja Brasil

PARTILHAR