Brasil e China fortalecem conexão no agro e na liderança feminina durante o 10º CNMA

Em sua primeira participação no evento, a CCIBC destaca oportunidades de negócios, cooperação bilateral e o protagonismo feminino no setor agrícola de ambos os países.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), organização independente e sem fins lucrativos, participa pela primeira vez do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), com estande próprio e apoio institucional à 10ª edição do evento, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). A expectativa é reunir mais de 3 mil congressistas de todo o país. 

“Para nós, é muito importante participar do CNMA, uma vez que o agronegócio é um grande propulsor da economia brasileira e o principal item da nossa relação comercial. Assim como no Brasil, hoje na China temos muitas mulheres à frente dos negócios do setor, inclusive ocupando o cargo de CEO em grandes empresas”, afirma o presidente da Câmara, Charles Andrew Tang. 

Mercado de reposição: Reposição firme no estado de Goiás

No estande, representantes da CCIBC apresentarão as atividades da entidade e orientarão os visitantes sobre como fazer negócios com a China. Para Tang, eventos como o CNMA contribuem para consolidar ainda mais a relação bilateral, iniciada pelo governo federal em 2002. Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. “Essa aproximação tem gerado resultados expressivos: só no ano passado, o Brasil registrou um superávit de quase 80 bilhões de dólares nessa balança comercial”, destaca. 

Fundada em 1986, a CCIBC é a única entidade brasileira legitimada pelo Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Seu objetivo é promover o intercâmbio e a cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre Brasil e China, fortalecendo a relação entre os dois povos com o apoio da comunidade empresarial, de representantes diplomáticos e do governo. 

No campo empresarial, a Câmara atua como ponte entre empresas brasileiras e chinesas, oferecendo orientações sobre legislações vigentes, oportunidades de negócios e emissão de certificados de origem para exportações. Também organiza encontros bilaterais, recebe delegações chinesas no Brasil, conduz missões brasileiras à China e promove feiras, seminários e rodadas de negócios. 

Para a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center, Renata Camargo, a participação da CCIBC no CNMA tem relevância estratégica. “Ter nosso maior parceiro comercial presente no Congresso é extremamente positivo para estreitarmos ainda mais as relações e conhecermos melhor a presença feminina no agronegócio daquele país”, afirma. 

Inscrições abertas 

A edição especial do CNMA 2025 já está com inscrições abertas. A expectativa é receber mais de 3 mil congressistas. Há um lote promocional disponível no site oficial: https://www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/ 

Evento: Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio 
Data: 22 e 23 de outubro de 2025 
Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo/SP 
Informações e inscrições: www.mulheresdoagro.com.br 
Instagram: @congressodasmulheresdoagro 

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM