
A capacidade produtiva brasileira não apenas fortalece a economia nacional, mas também é vital para garantir a segurança alimentar de inúmeras nações, reforçando a importância estratégica do Brasil no contexto da alimentação global.
O Brasil possui uma chance exclusiva de não somente comandar o setor agrícola e impulsionar a segurança alimentar mundialmente, mas também de moldar a agricultura do futuro. Essa análise foi expressa na terça-feira (24/10) por Juan Pablo Llobet, CEO da Syngenta América Latina, em um evento em São Paulo. “O trabalho em prol da agricultura é necessário para garantir essa liderança e para dar a forma que queremos que a agricultura no futuro”, disse ele, durante o Agriculture Investment Conference.
O líder destacou que eventos recentes, como a pandemia de Covid-19, conflitos entre Rússia e Ucrânia e alterações climáticas, geraram instabilidades em todo o mundo. No entanto, estudos indicaram que agricultores, tanto no Brasil quanto globalmente, veem o futuro do setor com otimismo.
Llobet enfatizou que a agricultura tem se afirmado como um setor chave no cenário internacional. “O mundo inteiro está voltando seus olhos para a agricultura, enxergando-a como peça central em suas estratégias”, afirmou. Entretanto, ele ressaltou que as prioridades variam conforme a localização.
Ele exemplificou que, na Ucrânia, a ênfase é na reconstrução pós-conflito; na Índia, o foco está em melhorar a situação dos produtores rurais; na China, é a autossuficiência que prevalece; nos EUA, a resiliência climática na produção agrícola é central; e na União Europeia, a ênfase está na sustentabilidade.
“O Brasil é um dos poucos países que não precisa selecionar e consegue se desenvolver em todas essas dimensões”, afirmou.
Marcos Haaland, presidente do Conselho da Lavoro, destacou que o avanço do setor agrícola no Brasil decorre da habilidade em desenvolver tecnologia e da adoção dessa tecnologia pelos agricultores.
“O Brasil liderou o uso de produtos biológicos globalmente, uma inovação amplamente adotada em nosso território. Somos uma potência no segmento agroalimentar”, afirmou.
O Brasil desempenha um papel crucial no cenário da produção agropecuária mundial. Com vastas extensões de terras férteis, clima favorável e avançadas técnicas de manejo agrícola, o país se posiciona como um dos maiores produtores e exportadores de diversos produtos agrícolas e pecuários. A capacidade produtiva brasileira não apenas fortalece a economia nacional, mas também é vital para garantir a segurança alimentar de inúmeras nações, reforçando a importância estratégica do Brasil no contexto da alimentação global.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores.
Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.