Brasil envia à China maior navio do mundo com celulose

Maior navio de transporte de celulose do mundo conclui sua primeira viagem até a China; Embarcação carregada com 72 mil toneladas exclusivas da Suzano contribui para redução da pegada de carbono por carga transportada

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Cosco Shipping Specialized Carriers, uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, comemoram a conclusão da primeira viagem do ‘’Green Santos’’, nome dado ao maior navio de transporte de celulose do mundo. A empresa anunciou que vai chegou à China nesta terça-feira, 9, sua carga de celulose – o maior volume desse produto já transportado por uma empresa no mundo em um único embarque.

A embarcação, saiu do Porto de Santos no dia 04 de março e chegou à China em 09 de abril, e foi carregada com 72 mil toneladas de celulose exclusiva da Suzano, destinadas ao mercado asiático. A capacidade do Green Santos não apenas otimiza a eficiência logística, mas também contribui para uma redução  da pegada de carbono por tonelada transportada.

O navio foi entregue no final de 2023 e faz parte de uma frota de embarcações com porte semelhante que serão entregues neste ano. A iniciativa visa atender o aumento previsto das exportações de celulose proveniente da fábrica da Suzano em construção em Ribas do Rio Pardo (MS).

“A iniciativa visa atender o aumento previsto das exportações de celulose proveniente da fábrica da Suzano em construção em Ribas do Rio Pardo (MS)”, comentou a empresa em nota. A empresa havia informado que o aumento da capacidade produtiva seria de mais de 20%. Toda a produção da nova unidade será escoada a partir de Santos.

Conhecida como Projeto Cerrado, a unidade, que entrará em operação até junho de 2024, elevará a capacidade total da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais, e terá sua produção escoada a partir da cidade do litoral paulista, onde foi realizado o primeiro embarque do Green Santos.

Para os próximos meses, com expectativa de aumento de produção após uma nova fábrica entrar em operação, a empresa se prepara para iniciar mais transportes com novos navios de magnitude semelhante.

A celulose é a base dos negócios da Suzano, uma das principais exportadoras do país. Em 2023, esse produto representou 77% da receita líquida da empresa, sendo que o mercado externo absorveu 93% das vendas totais.

No Brasil, a celulose tem uma participação de 2,8% das exportações, considerando dados de março do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Do total, quase 30% tem como destino a China – o maior importador de celulose do Brasil, bem à frente dos 13,5% do segundo colocado, Estados Unidos.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.

Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global.

A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM