Brasil perde um dos seus últimos cowboys autênticos

João Sérgio Jacinto foi um grande entusiasta do mundo da pecuária, muladeiro e um dos pioneiros da Raça Texas Longhorn no Brasil; pecuarista faleceu em decorrência de um câncer no fígado

O Brasil perdeu nesta segunda-feira (23) um dos maiores compradores e conhecedores de boi de corte do país, João Sérgio Jacinto, pecuarista e proprietário da Fazenda Santa Elvira, no município de Santa Bárbara em Goiás. João Sérgio tinha 72 anos e faleceu em decorrência de um câncer no fígado. Um autêntico – e um dos últimos – cowboys, como ele mesmo dizia, nasceu na cidade de São Sebastião da Grama, São Paulo e aos 15 anos de idade já carreava carro de boi e conseguiu o seu primeiro trabalho na área.

Já no início da década de 70 foi convidado pelo senhor Armando Cabral para trabalhar no frigorífico Cabralde Assis como apartador de Boi Magro e Comprador de Boi Gordo. Em 1979 trabalhou na Fazenda Campanario por um curto período de tempo, onde gerenciou a propriedade cuidando de 40 mil animais. Foi nessa fase de sua vida que ele se apaixonou pelos cavalos Quarto de Milha e muares.

Brasil perde um dos ultimos cowboys - Joao Sergio Jacinto - JS Bovinos
Foto: Iris Roberto

Em 1980 foi convidado para trabalhar em Assunção no Paraguai pelo seu antigo patrão (Armando Cabral), em um Frigorífico que se chamava Frigorífico Pampa, onde desenvolveu a técnica de compra de boi. Em 1981, chegou na cidade de Goiânia para trabalhar no frigorífico Boivi, que também era do Sr. Armando Cabral em sociedade com Manuel Pires Barqueiro, foi comprador de boi magro e gordo, onde ficou por 13 anos.

Em 1994 começou sua jornada no Friboi como comprador de boi gordo, onde ficou durante 14 anos exercendo essa função. Em 2008, recebeu uma homenagem pelo tempo prestado como comprador de boi gordo dentro da Friboi e passou a exercer a função de comprador de boi magro para o JBS confinamento. Em 2011, abriu o escritório JS Bovinos como parceiro da JBS para voltar a comprar boi gordo. Se manteve como comprador de boi magro para a empresa e ao longo dos anos apareceram novos parceiros, como a JBJ confinamento, Mataboi e Frigorífico Frivam.

Brasil perde um dos ultimos cowboys - Joao Sergio Jacinto - JS Bovinos - cavalgada js bovinos
Foto: Iris Roberto

Em entrevista recente ao Programa Rancho da Ana Carla Jacob, João Sérgio abriu o coração. O pecuarista promovia todos os anos a Cavalgada Ranch JS, que neste ano celebrou 19 edições, o objetivo do evento é cavalgar da Fazenda Santa Elvira até Trindade (GO), a capital da fé. “Eu costumo dizer que eu sou um dos únicos cowboys que resta. Enquanto eu estiver vivo, estarei sempre promovendo a cavalgada” – disse o cowboy.

A apresentadora do programa, Ana Carla Jacob, aproveitou para abrir seu coração. “Para a gente que teve uma convivência muito grande com ele é um dia muito difícil. Falar do João é falar de força, coragem e superação. Ele costumava dizer que nasceu em São Paulo, mas que seu coração era goiano, nunca iria se mudar daqui [Goiás]. História muito bonita, eles eram de família humilde e muito trabalhadora. Segundo ele foi a dureza do pai que o fez sair pelo mundo muito novo e encarar a vida de frente. A história dele se confunde com o crescimento da atividade pecuária no Brasil. João ficará na história como um mestre da pecuária” – disse a apresentadora emocionada.

Brasil perde um dos ultimos cowboys - Joao Sergio Jacinto - JS Bovinos - com seu filho junior
João Sérgio ao lado do seu filho / Foto: Alexandre Romagnoli Neto

João dizia que sua paixão pelos muares estava em seu sangue. “Desde que me conheço por gente eu pratico a montaria em cavalo, com o tempo comecei a mexer com as mulas Quarto de Milha, animais de muita inteligência que usamos para laçar, é uma paixão que só quem tem, que sabe. Eu tenho haras com muitos cavalos, mas sou apaixonado mesmo é por mula” – declarou ele, em entrevista recente.

Quem também deixou seu depoimento sobre a partida de João Sérgio foi Ana Paula Brito, assessora de leilões e proprietária da página do Instagram @anapaulabritooficial. “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do meu amigo João Sérgio. Um homem simples, humilde e trabalhador, cuja partida ainda me custa acreditar. Nossa paixão compartilhada pelos muares nos uniu ao longo dos anos, tive o privilégio de aprender com ele, um dos meus maiores incentivadores nessa jornada que trilho hoje. João Sérgio, ao lado do Valdomiro – seu melhor amigo – e da equipe JS, não apenas deu voz aos Muares Quarto de Milha, mas também revolucionou o mercado da pecuária, deixando um marco inegável” – lamentou Ana Paula.

Ainda segundo Ana Paula sua força e coragem inspiraram muitos, e apenas quem o conheceu de verdade sabe o quão grande ele foi. “Tive a honra de ser sua amiga, ouvir suas histórias, de andar de mula ao seu lado, montar em sua tropa, especialmente na mula Catira, que por tantos anos o acompanhou nas pistas de laço. O legado do João Sérgio, será transmitido de geração em geração enquanto eu estiver viva e a marca que ele deixou no nosso segmento jamais será apagada. A saudade é grande, mas a sua dedicação e amor pelos muares e pela pecuária serão eternamente lembrados. Você será sempre um exemplo de luta, paixão e determinação e foi uma honra tê-lo como amigo. Que sua trajetória inspire muitos outros a seguirem o caminho que você tão brilhantemente desbravou” – finalizou a assessora de leilões e muladeira.

“É com profundo pesar e tristeza que recebemos a noticia do falecimento do nosso grande amigo João Sérgio Jacinto, verdadeiro cowboy brasileiro, muladeiro apaixonado que sempre acreditou no muar. Um dos maiores compradores e conhecedores de boi de corte do país. Membro efetivo da Diretoria da Associação Goiana dos Produtores de Novilho Precoce, deixou um legado de anos de trabalho e dedicação a pecuária brasileira. Nossos mais sinceros sentimentos a família e aos amigos” – disse o Grupo Nelore ADIR nas redes sociais.

Recebi com muita tristeza, mais um grande cowboy que nos deixa. Homem sério, de respeito e que sempre estava a disposição para um bom negócio. JS respirou e viveu de fato a pecuária em sua vida sempre junto com sua família, soube aproveitar e desfrutar – sempre juntos! Sem dúvidas uma grande perda para família, para os amigos e para a pecuária brasileira” – Raphael Barra, da BR Fazendas.

João Sérgio era amante e criador do gado Texas Longhorn, inclusive foi um dos fundadores da associação no Brasil. Abaixo uma foto dos animais criado pelo pecuarista.

Brasil perde um dos ultimos cowboys - Joao Sergio Jacinto - JS Bovinos - texas longhorn
Foto: Alexandre Romagnoli Neto

“É com profundo pesar que recebemos a notícia, do falecimento de um dos entusiastas no mundo da pecuária e um dos pioneiros da Raça Texas Longhorn no Brasil. João Sérgio Jacinto foi sócio fundador da ABRALHO – Associação Brasileira dos Criadores de Gado Texas Longhorn. Uma perca não só para a pecuária no estado de Goiás, mas sim para todo o Brasil. Em nome da Diretoria da ABRALHO, nossos sentimentos a toda Família e amigos. Que Deus leve o conforto a todos” – disse em nota a ABRALHO.

O CompreRural lamenta a morte do João Sérgio Jacinto e se solidariza com a familiares e amigos. Ainda não há informações sobre o seu sepultamento.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM