Brasil pode combater as queimadas de forma inteligente

Imagens e as análises de vídeo inteligentes em tempo real fornecem cobertura ininterrupta e sempre alerta aos primeiros sinais de fumaça

Por Gláucio Silva* –– A área estimada de florestas plantadas no Brasil totalizou 9,3 milhões de hectares, mostra a pesquisa de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste total, cerca de 36% são utilizadas para a indústria de papel e celulose, uma importante atividade comercial para o Brasil, maior produtor de fibra de celulose curta do mundo e um dos maiores produtores de papel.

Para minimizar um desafio sempre presente no segmento, os incêndios florestais, a tecnologia de videomonitoramento evoluiu e se tornou uma ferramenta essencial para evitar danos comerciais e ao meio ambiente.

Hoje, as câmeras de vídeo em rede ajudam a evitar interrupções e a manter a qualidade do produto em todos os estágios do processo de produção, inclusive no cultivo da matéria-prima. Com foco nas queimadas, imagine que o fogo pode acontecer a qualquer momento e de diferentes maneiras, períodos de seca, raios, entre outras questões meteorológicas ou de ação humana, podem desencadear focos de incêndio que, quanto antes controlados, menor o impacto ambiental e econômico. Assim, quando o assunto é a preservação das áreas verdes da indústria de papel e celulose, a agilidade é um fator decisivo.

Nesse sentio, as imagens e as análises de vídeo inteligentes em tempo real fornecem cobertura ininterrupta e sempre alerta aos primeiros sinais de fumaça. A Axis Communications já aplica a solução de detecção de incêndio florestal precoce em algumas áreas onde o combate imediato às chamas é um pressuposto. Os equipamentos de alta-definição e térmicos (IR) captam detalhes mesmo com baixa ou nenhuma iluminação, equipados com SaaS (software como serviço) de detecção de incêndios florestais RoboticsCats AI-Cloud, identificam possíveis focos de incêndio a uma distância de até 5 km.

Para uma camada a mais de proteção, para cenários em que qualquer fagulha pode significar um acidente, são as câmeras à prova de explosão, colocadas em um invólucro resistente, geralmente feito de aço inoxidável ou alumínio, que elimina o risco de que qualquer possível faísca cause um acidente, sendo resistentes também as intempéries meteorológicas, desde altas temperaturas, à chuva ou poeira.

Deste modo, as câmeras de vídeo em rede são muito mais do que imagens ao vivo. Com o uso crescente de aprendizado profundo, os equipamentos detectam padrões, tendências e irregularidades. Em uma indústria que fornece material para diferentes segmentos econômicos, como na indústria têxtil para fabricação de tecido; na construção civil, como isolamento elétrico; na fabricação de biocombustível, entre outros; assegurar a produção é uma tarefa fundamental para diferentes verticais. A boa notícia é que a tecnologia está pronta para avançar na mesma medida do crescimento da indústria de papel e celulose, inclusive em termos de sustentabilidade e segurança.

Por Gláucio Silva, Gerente Nacional de Vendas da Axis Communications

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM