
Urgente: Medida de auto-suspensão foi tomada após foco da doença de Newcastle em um animal de granja no Rio Grande do Sul
O Brasil suspendeu as exportações de carnes de aves e derivados por um período de 21 dias, após a confirmação do foco da doença de Newcastle em uma granja no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. A medida de auto-suspensão está em uma circular enviada nesta quinta-feira, 18, aos serviços de inspeção do Ministério da Agricultura e Pecuária no país (veja abaixo) e vale para mais de 30 países compradores.
O Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do país, atrás do Paraná e de Santa Catarina. A decisão do Mapa em suspender as exportações foi tomada no mesmo dia em que o ministro Carlos Fávaro esteve no Rio Grande do Sul, mas garantiu que a comercialização seguia conforme a normalidade, e que o Brasil estava apenas informando os compradores sobre o foco da doença.
A determinação da Circular é que não podem ser exportados de todo o Brasil carnes de aves frescas e derivados, carne para alimentação animal e ovos para a Argentina; assim como carne fresca de aves, produtos à base de carnes e produtos não tratados à base de sangue para a União Européia.
Do Rio Grande do Sul, estão suspensas as exportações de aves em carne fresca, resfriada ou congelada, miúdos, subprodutos, ovos e farinha. Os países afetados são: África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Bolívia, Cazaquistão, China, Cuba, Egito, Filipinas, Geórgia, Hong Kong, Índia, Jordânia, Kosovo, Macedônia, México, Mianmar, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa, Reino Unido, República Dominicana, Tailândia, Taiwan, Ucrânia, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.
Em Porto Alegre (RS), o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Marcelo Mota, explicou a jornalistas que a doença de Newcastle é de notificação obrigatória e emergencial, pois tem impacto na produção animal. “É importante que as medidas de contenção sejam aplicadas de forma muito rápida para que a gente minimize os impactos econômicos e sociais dessa doença e que a gente retorne à normalidade sanitária”, afirmou Mota.

O técnico está na capital acompanhando o trabalho da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi). O diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Francisco Lopes, garantiu que todas as granjas comerciais e propriedades rurais com aves de subsistência em um raio de 3 km do foco estão sendo visitadas, um total de 75 propriedades.
“Na sequência, vamos realizar a vigilância em um raio de 10 km em mais 801 propriedades, tanto granjas comerciais como algumas propriedades com aves de subsistência. Também vamos atuar com barreiras de desinfecção, evitando qualquer risco de disseminação, movimentação de animais e produtos e subprodutos animais ou insumos saiam da área de contenção”, explicou Lopes.
Fonte: Agro Estadão
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Continue Reading Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
Missão de Fiji ao Brasil consolida cooperação em pecuária tropical
As discussões buscaram identificar soluções que possam ser aplicadas em Fiji, onde o governo pretende ampliar a produção de proteína animal.
Continue Reading Missão de Fiji ao Brasil consolida cooperação em pecuária tropical
Queda de frutos reduz projeção da safra de laranja 25/26
Pesquisadores ressaltam que, desde o início da temporada, o setor já estava alerta quanto ao impacto da queda de frutos.
Continue Reading Queda de frutos reduz projeção da safra de laranja 25/26
Gigante do café investe R$ 200 milhões na produção e se torna líder da nova fronteira agrícola
Após período da florada, em setembro, inicia-se a frutificação e a maturação, que irão resultar na próxima colheita em 2026; Com mercado em crescimento, o Grupo Cedro investe R$ 200 milhões na produção de café e lidera nova fronteira agrícola na Serra do Cabral (MG)
Ministro Carlos Fávaro defende políticas agrícolas estratégicas para o crescimento do agronegócio
Entre as prioridades para a safra brasileira estão o fortalecimento do papel da Conab e a abertura de novos mercados para os produtos da agropecuária nacional.
Conheça a estrutura do Haras mais vitorioso da atualidade no Mangalarga
Localizado no interior de São Paulo, o haras se consolidou como uma das principais referências na criação de cavalos da raça Mangalarga no Brasil; conheça a empresa por trás da estrutura do Haras
Continue Reading Conheça a estrutura do Haras mais vitorioso da atualidade no Mangalarga