
Urgente: Medida de auto-suspensão foi tomada após foco da doença de Newcastle em um animal de granja no Rio Grande do Sul
O Brasil suspendeu as exportações de carnes de aves e derivados por um período de 21 dias, após a confirmação do foco da doença de Newcastle em uma granja no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. A medida de auto-suspensão está em uma circular enviada nesta quinta-feira, 18, aos serviços de inspeção do Ministério da Agricultura e Pecuária no país (veja abaixo) e vale para mais de 30 países compradores.
O Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do país, atrás do Paraná e de Santa Catarina. A decisão do Mapa em suspender as exportações foi tomada no mesmo dia em que o ministro Carlos Fávaro esteve no Rio Grande do Sul, mas garantiu que a comercialização seguia conforme a normalidade, e que o Brasil estava apenas informando os compradores sobre o foco da doença.
A determinação da Circular é que não podem ser exportados de todo o Brasil carnes de aves frescas e derivados, carne para alimentação animal e ovos para a Argentina; assim como carne fresca de aves, produtos à base de carnes e produtos não tratados à base de sangue para a União Européia.
Do Rio Grande do Sul, estão suspensas as exportações de aves em carne fresca, resfriada ou congelada, miúdos, subprodutos, ovos e farinha. Os países afetados são: África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Bolívia, Cazaquistão, China, Cuba, Egito, Filipinas, Geórgia, Hong Kong, Índia, Jordânia, Kosovo, Macedônia, México, Mianmar, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa, Reino Unido, República Dominicana, Tailândia, Taiwan, Ucrânia, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.
Em Porto Alegre (RS), o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Marcelo Mota, explicou a jornalistas que a doença de Newcastle é de notificação obrigatória e emergencial, pois tem impacto na produção animal. “É importante que as medidas de contenção sejam aplicadas de forma muito rápida para que a gente minimize os impactos econômicos e sociais dessa doença e que a gente retorne à normalidade sanitária”, afirmou Mota.

O técnico está na capital acompanhando o trabalho da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi). O diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Francisco Lopes, garantiu que todas as granjas comerciais e propriedades rurais com aves de subsistência em um raio de 3 km do foco estão sendo visitadas, um total de 75 propriedades.
“Na sequência, vamos realizar a vigilância em um raio de 10 km em mais 801 propriedades, tanto granjas comerciais como algumas propriedades com aves de subsistência. Também vamos atuar com barreiras de desinfecção, evitando qualquer risco de disseminação, movimentação de animais e produtos e subprodutos animais ou insumos saiam da área de contenção”, explicou Lopes.
Fonte: Agro Estadão
Serasa: pedido de recuperação judicial no Agro sobe 21,5% no 1º trimestre
Os produtores pessoa física representaram a maior parcela das solicitações, com crescimento de 39,2% na comparação trimestral e de 83,9% sobre o primeiro trimestre de 2024.
Continue Reading Serasa: pedido de recuperação judicial no Agro sobe 21,5% no 1º trimestre
Cavalo do Haras Paiquerê vence etapa brasileira do Global Champions Arabians Tour
Proprietário Tercio Miranda também conquistou outros dois títulos durante a 44ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe.
Continue Reading Cavalo do Haras Paiquerê vence etapa brasileira do Global Champions Arabians Tour
Algodão: Rally da Safra está em campo para levantar dados até setembro
O coordenador da expedição, André Debastiani, da Agroconsult, diz, em nota, que o Rally cumpre seu papel fundamental na geração de informações confiáveis para o setor algodoeiro.
Continue Reading Algodão: Rally da Safra está em campo para levantar dados até setembro
Mais de 1.200 bovinos avaliados em uma das etapas mais marcantes do Circuito Nelore de Qualidade
Deste total, 99% possuía até quatro dentes incisivos permanentes (ou menos de 3 anos de idade). Ainda, 75% apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme e peso médio de 22,5 arrobas, em uma das etapas mais marcantes do Circuito Nelore de Qualidade
Piscicultura brasileira está entre as atividades com menor emissão de carbono
Qualidade produtiva, compromisso ambiental com menor emissão de carbono e impacto positivo na sociedade transformaram a piscicultura em uma das cadeias mais sustentáveis do País
Continue Reading Piscicultura brasileira está entre as atividades com menor emissão de carbono
OCDE/FAO: produção global de Cereais deve crescer 1,1% ao ano até 2034
As projeções, contudo, podem ser afetadas por incertezas quanto a custos de energia, condições climáticas, tensões geopolíticas e demanda chinesa, pontuou o relatório.
Continue Reading OCDE/FAO: produção global de Cereais deve crescer 1,1% ao ano até 2034