
As caixas-pretas trazem gravações de dados e das comunicações de voz durante o voo e são consideradas fundamentais para identificar quais foram as causas do acidente com avião que caiu no Cazaquistão.
Profissionais do Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Aeronáutica do Brasil, em Brasília (DF), iniciaram, nesta quinta-feira (2), a análise das caixas-pretas do avião Embraer 190 (matrícula 4k-AZ65), que caiu, no último dia 25, na cidade de Aktau, no Cazaquistão.
O acidente causou a morte de pelo menos 38 pessoas. Havia 67 a bordo, incluindo cinco tripulantes. A aeronave de fabricação brasileira, operada pela Azerbaijan Airlines, decolou de Baku, no Azerbaijão, e tinha como destino a cidade de Grozny, na Rússia.
As caixas-pretas trazem gravações de dados e das comunicações de voz durante o voo e são consideradas fundamentais para identificar quais foram as causas do acidente. A Aeronáutica informou, em nota à imprensa, que a “extração, aquisição e validação dos dados contidos nos gravadores de voo ocorrerão no menor prazo possível”. Os trabalhos são realizados no laboratório de leitura e análise de dados de gravadores de voo do Cenipa.
Trabalho conjunto para investigar avião que caiu no Cazaquistão
A FAB informou que os trabalhos serão acompanhados por três investigadores do Cazaquistão, além de técnicos convidados por aquele país, sendo três do Azerbaijão e três da Rússia. A instituição ainda acrescentou que as conclusões em publicadas no relatório final dessa investigação aeronáutica são “de exclusiva responsabilidade da Autoridade de Investigação do Cazaquistão”. Por isso, o trabalho é realizado em conjunto com a entidade que investiga acidentes naquele país, que é vinculada ao ministério dos transportes.
Nesta semana, também, o Cenipa defendeu que as ações de investigação pelo órgão brasileiro são referência internacional. “O domínio de tecnologias de animação em realidade virtual em três dimensões (3D), com visualização completa do voo, permite aos investigadores compreender com maior acuracidade vários parâmetros como a trajetória da aeronave, velocidade, altitude, funcionamento de sistemas e da atuação dos comandos de voo”, explicou a Aeronáutica.
Segundo o que foi divulgado por agências de notícias internacionais, a aeronave, no percurso, acabou desviando da rota original até cair do lado oposto ao Mar Cáspio. Há suspeitas de que o jato foi atingido pelas defesas antiaéreas russas, que atacavam drones ucranianos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Descubra São Félix do Xingu (PA), a “cidade do boi” do Brasil, que abriga 2,5 milhões de cabeças de gado — 38 bois por habitante. Entenda sua importância para o agronegócio e a economia nacional. Menor disponibilidade do produto e tarifaço dos EUA impactam desempenho; no mês, EUA perdem posto de principal importador para a Alemanha. Continue Reading Brasil exporta 3,1 mi de sacas de café em agosto, queda de 17,5% ante ago/24 O acidente aconteceu em 3 de agosto, durante uma caçada na companhia de um guia profissional e de um rastreador local. Em relação ao plantio da safra de verão 2025/26, o Deral mostra que produtores aproveitaram a umidade recente do solo para iniciar a semeadura. Continue Reading Colheita da 2ª safra de milho atinge 96% da área no PR, diz Deral A petroleira busca há anos uma licença para perfurar a região, que tem grande potencial para novas descobertas, mas enormes desafios socioambientais. Associação dos pecuaristas dos EUA pressiona por embargo total, alegando riscos sanitários, enquanto Brasil rebate acusações e setor teme perdas bilionáriasCidade do boi: município brasileiro tem rebanho bovino 38 vezes maior que sua população
Brasil exporta 3,1 mi de sacas de café em agosto, queda de 17,5% ante ago/24
Tentativa de caça termina em tragédia: búfalo ataca e mata milionário norte-americano
Colheita da 2ª safra de milho atinge 96% da área no PR, diz Deral
Lula vê Ibama mais perto de conceder licença para Petrobras perfurar Foz do Amazonas
Pecuaristas dos EUA pedem embargo total à carne brasileira, alegando riscos sanitários