
As caixas-pretas trazem gravações de dados e das comunicações de voz durante o voo e são consideradas fundamentais para identificar quais foram as causas do acidente com avião que caiu no Cazaquistão.
Profissionais do Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Aeronáutica do Brasil, em Brasília (DF), iniciaram, nesta quinta-feira (2), a análise das caixas-pretas do avião Embraer 190 (matrícula 4k-AZ65), que caiu, no último dia 25, na cidade de Aktau, no Cazaquistão.
O acidente causou a morte de pelo menos 38 pessoas. Havia 67 a bordo, incluindo cinco tripulantes. A aeronave de fabricação brasileira, operada pela Azerbaijan Airlines, decolou de Baku, no Azerbaijão, e tinha como destino a cidade de Grozny, na Rússia.
As caixas-pretas trazem gravações de dados e das comunicações de voz durante o voo e são consideradas fundamentais para identificar quais foram as causas do acidente. A Aeronáutica informou, em nota à imprensa, que a “extração, aquisição e validação dos dados contidos nos gravadores de voo ocorrerão no menor prazo possível”. Os trabalhos são realizados no laboratório de leitura e análise de dados de gravadores de voo do Cenipa.
Trabalho conjunto para investigar avião que caiu no Cazaquistão
A FAB informou que os trabalhos serão acompanhados por três investigadores do Cazaquistão, além de técnicos convidados por aquele país, sendo três do Azerbaijão e três da Rússia. A instituição ainda acrescentou que as conclusões em publicadas no relatório final dessa investigação aeronáutica são “de exclusiva responsabilidade da Autoridade de Investigação do Cazaquistão”. Por isso, o trabalho é realizado em conjunto com a entidade que investiga acidentes naquele país, que é vinculada ao ministério dos transportes.
Nesta semana, também, o Cenipa defendeu que as ações de investigação pelo órgão brasileiro são referência internacional. “O domínio de tecnologias de animação em realidade virtual em três dimensões (3D), com visualização completa do voo, permite aos investigadores compreender com maior acuracidade vários parâmetros como a trajetória da aeronave, velocidade, altitude, funcionamento de sistemas e da atuação dos comandos de voo”, explicou a Aeronáutica.
Segundo o que foi divulgado por agências de notícias internacionais, a aeronave, no percurso, acabou desviando da rota original até cair do lado oposto ao Mar Cáspio. Há suspeitas de que o jato foi atingido pelas defesas antiaéreas russas, que atacavam drones ucranianos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Além de firmar acordos em biocombustíveis e pesquisa agrícola, os países reforçam pedido conjunto por vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU Continue Reading Brasil e Índia fortalecem laços com foco no agro, etanol e protagonismo global Acidente envolvendo tomada elétrica no canzil alerta para riscos na estrutura das propriedades leiteiras; especialistas apontam medidas de prevenção para evitar tragédias semelhantes Os últimos levantamentos setoriais mostram que a participação dos pequenos produtores no volume total de leite produzido no País tem, de fato, diminuído. Continue Reading Queda nos preços do leite: hora de abandonar a produção? Procedimento que acompanha cada fase do ciclo produtivo dos animais foi incluído no Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos e será obrigatório em todo o país até 2032. No recorte dos estados, os principais motivos para a redução de área no Paraná estão relacionados às frustrações ao longo das últimas safras. Continue Reading Safra 2025/26 de trigo brasileira deve atingir 6,9 mi ton Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança um total de 389 aberturas de mercado desde o início de 2023. Continue Reading Brasil abre mercado na União Europeia para castanhas de BaruBrasil e Índia fortalecem laços com foco no agro, etanol e protagonismo global
VÍDEO: Curto-circuito mata 32 vacas e gera prejuízo de R$ 600 mil no interior do Paraná
Queda nos preços do leite: hora de abandonar a produção?
Inteligência artificial auxilia rastreabilidade na pecuária e aumenta a lucratividade do produtor
Safra 2025/26 de trigo brasileira deve atingir 6,9 mi ton
Brasil abre mercado na União Europeia para castanhas de Baru