A demanda elevada por esses animais resulta de uma convergência de fatores, incluindo o ciclo produtivo, a restrição de oferta e as condições climáticas que limitam o suporte de pastagens em várias regiões.
Nesta semana, o mercado de reposição de bovinos manteve-se firme, destacando-se pela valorização das fêmeas prontas para a reprodução, como vacas boiadeiras e novilhas. A demanda elevada por esses animais resulta de uma convergência de fatores, incluindo o ciclo produtivo, a restrição de oferta e as condições climáticas que limitam o suporte de pastagens em várias regiões. Contudo, a chegada das chuvas, com uma previsão de estabilização para o restante do ano, traz uma perspectiva favorável para a recuperação das pastagens.
No atual cenário, vacas boiadeiras e novilhas assumem a função de dar sustentabilidade ao ciclo produtivo. Esses animais possibilitam ao pecuarista não apenas garantir a reprodução e a renovação do rebanho, mas também acelerar a produção de carne, tornando-se uma alternativa em momentos de demanda elevada.
Durante períodos de escassez, essas fêmeas são valorizadas, sendo demandadas tanto por aqueles que visam a reprodução quanto por aqueles que se concentram no ciclo de engorda. Este ajuste de oferta é influenciado pelo ciclo pecuário que afeta a disponibilidade de fêmeas prontas para a reprodução: decisões anteriores de abate de matrizes e novilhas jovens resultaram agora em um número reduzido desses animais no mercado, elevando as cotações.
A chegada das chuvas e a expectativa de estabilização das condições climáticas são fatores que aliviam a pressão sobre o custo de manutenção do rebanho e aumentam a atratividade para reposição do rebanho. À medida que a qualidade forrageira melhora, esses animais tornam-se menos dependentes de suplementação nutricional e manejos intensivos, tornando-se uma opção viável.
Em vez de investir em animais jovens, que demandam mais cuidados e recursos, muitos pecuaristas estão direcionando seus esforços para animais erados, que oferecem um melhor custo-benefício neste momento. Para os pecuaristas, adquirir fêmeas prontas para reprodução ou próximas do ponto de abate representa uma alternativa, pois proporciona retorno em menor tempo e com menor risco alimentar.
Além disso, o mercado futuro do boi gordo projeta uma valorização contínua da cotação da arroba, sinalizando um cenário de demanda aquecida tanto no mercado interno quanto para a exportação.
À medida que as chuvas se estabilizam e a qualidade das pastagens melhora ao longo dos próximos meses, espera-se que a valorização das fêmeas prontas para a reprodução permaneça em alta.
Fonte: Scot Consultoria
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Seu leite é mesmo de pasto? Como isso impacta sua margem
Descubra se seu leite é mesmo de pasto ou se você perde dinheiro com a taxa de substituição. Veja dados da Embrapa e casos reais de lucro
Continue Reading Seu leite é mesmo de pasto? Como isso impacta sua margem
Cooperativa Capal realiza Expoleite 2026 nos dias 2 a 4 de julho
Em 2025 a Expoleite teve público recorde, chegando próximo a 30 mil visitantes, um crescimento de 45% se comparado à edição anterior.
Continue Reading Cooperativa Capal realiza Expoleite 2026 nos dias 2 a 4 de julho
Gohobby fecha contrato com o Ministério da Defesa para fornecer drones ao Censipam
A iniciativa fortalece o monitoramento da Amazônia, a vigilância em áreas estratégicas e as ações contra atividades ilegais.
Continue Reading Gohobby fecha contrato com o Ministério da Defesa para fornecer drones ao Censipam
R$ 10 milhões para acelerar expansão industrial, agrícola e turística em 2026
Após um 2025 marcado por modernização, ampliação de vinhedos, aumento de competitividade e reconhecimento internacional, vinícola cooperativa prepara novo ciclo de aportes para avançar em produção, enoturismo e geração de renda para mais de 600 famílias cooperadas.
Continue Reading R$ 10 milhões para acelerar expansão industrial, agrícola e turística em 2026
Estresse em vacas gestantes: entenda os riscos para o futuro do rebanho
Entenda como o estresse em vacas gestantes antecipa partos, reduz o peso dos bezerros e causa perdas de leite na lactação. Previna prejuízos agora
Continue Reading Estresse em vacas gestantes: entenda os riscos para o futuro do rebanho
Análise: O mapa das oportunidades para o mercado do boi em 2025/26
O ciclo pecuário virou. Confira a análise completa do mercado do boi em 2025/26: projeção de arroba, escassez de bezerros e o impacto da tecnologia na rentabilidade.
Continue Reading Análise: O mapa das oportunidades para o mercado do boi em 2025/26





