
A demanda elevada por esses animais resulta de uma convergência de fatores, incluindo o ciclo produtivo, a restrição de oferta e as condições climáticas que limitam o suporte de pastagens em várias regiões.
Nesta semana, o mercado de reposição de bovinos manteve-se firme, destacando-se pela valorização das fêmeas prontas para a reprodução, como vacas boiadeiras e novilhas. A demanda elevada por esses animais resulta de uma convergência de fatores, incluindo o ciclo produtivo, a restrição de oferta e as condições climáticas que limitam o suporte de pastagens em várias regiões. Contudo, a chegada das chuvas, com uma previsão de estabilização para o restante do ano, traz uma perspectiva favorável para a recuperação das pastagens.
No atual cenário, vacas boiadeiras e novilhas assumem a função de dar sustentabilidade ao ciclo produtivo. Esses animais possibilitam ao pecuarista não apenas garantir a reprodução e a renovação do rebanho, mas também acelerar a produção de carne, tornando-se uma alternativa em momentos de demanda elevada.
Durante períodos de escassez, essas fêmeas são valorizadas, sendo demandadas tanto por aqueles que visam a reprodução quanto por aqueles que se concentram no ciclo de engorda. Este ajuste de oferta é influenciado pelo ciclo pecuário que afeta a disponibilidade de fêmeas prontas para a reprodução: decisões anteriores de abate de matrizes e novilhas jovens resultaram agora em um número reduzido desses animais no mercado, elevando as cotações.
A chegada das chuvas e a expectativa de estabilização das condições climáticas são fatores que aliviam a pressão sobre o custo de manutenção do rebanho e aumentam a atratividade para reposição do rebanho. À medida que a qualidade forrageira melhora, esses animais tornam-se menos dependentes de suplementação nutricional e manejos intensivos, tornando-se uma opção viável.
Em vez de investir em animais jovens, que demandam mais cuidados e recursos, muitos pecuaristas estão direcionando seus esforços para animais erados, que oferecem um melhor custo-benefício neste momento. Para os pecuaristas, adquirir fêmeas prontas para reprodução ou próximas do ponto de abate representa uma alternativa, pois proporciona retorno em menor tempo e com menor risco alimentar.
Além disso, o mercado futuro do boi gordo projeta uma valorização contínua da cotação da arroba, sinalizando um cenário de demanda aquecida tanto no mercado interno quanto para a exportação.
À medida que as chuvas se estabilizam e a qualidade das pastagens melhora ao longo dos próximos meses, espera-se que a valorização das fêmeas prontas para a reprodução permaneça em alta.
Fonte: Scot Consultoria
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Bezerros fracos ao nascer: como reduzir perdas logo nos primeiros dias
Bezerros fracos têm maior risco de morte e baixo desempenho futuro. Veja como o colostro e a nutrição materna fazem a diferença
Continue Reading Bezerros fracos ao nascer: como reduzir perdas logo nos primeiros dias
Recorde de grãos e arroba firme: ICAP de agosto mostra margens robustas no confinamento
Safra recorde trouxe grão mais baratos em agosto, mas o apetite da pecuária e o crescimento de outras proteínas mantiveram custos acima de 2024.
Grupo Safras: fundadores pedem reversão de controle e alegam fraude
Os fundadores afirmam que foram vítimas de coação econômica e pedem a manutenção do interventor judicial já nomeado pela corte.
Continue Reading Grupo Safras: fundadores pedem reversão de controle e alegam fraude
Corinthians e Frimesa anunciam parceria estratégica
A aliança reforça a expansão nacional da marca alimentícia, que planeja ampliar a visibilidade junto à torcida corinthiana.
Continue Reading Corinthians e Frimesa anunciam parceria estratégica
Compra antecipada de hormônios pode reduzir custos
Associar alta eficiência reprodutiva a elevados índices produtivos é essencial para assegurar uma produção sustentável.
Continue Reading Compra antecipada de hormônios pode reduzir custos
Preços ao produtor registram queda pelo sexto mês seguido e acendem alerta no campo
Os dados fazem parte do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado pelo IBGE, que mede a variação dos preços “na porta da fábrica”.
Continue Reading Preços ao produtor registram queda pelo sexto mês seguido e acendem alerta no campo