Homem morre após ser baleado por colega durante caçada de javalis no interior de Santa Catarina; A vítima, que não teve a identidade revelada, chegou a ser atendida pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos.
Um homem morreu após ser baleado durante uma caçada de javalis na tarde de quarta-feira (24), no interior de São Joaquim, em Santa Catarina. A vítima, que não teve a identidade revelada, chegou a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e helicóptero águia da Polícia Militar, mas não resistiu aos ferimentos.
Aos policiais, uma testemunha relatou que dois homens estavam com alguns cães de caça, em busca de javalis. Por descuido, um deles teria disparado contra o colega, na região lombar. O autor ainda teria fugido do local.

De acordo com relatos de uma testemunha à polícia, dois homens acompanhados de cães de caça estavam em busca de javalis. Aparentemente, um dos caçadores disparou acidentalmente contra o outro na região lombar. Após o incidente, o autor do disparo fugiu do local.
A Polícia Militar, com o apoio da guarnição de Lages, foi até uma região próxima de onde aconteceu o incidente, mas não localizou o suspeito. A corporação lavrou um boletim de ocorrência. A arma utilizada pelo suspeito, de calibre .12, foi coletada para perícia.
O incidente foi registrado pelos oficiais em um boletim de ocorrência, e a arma suspeita, uma Magnum de calibre 12, foi apreendida para fins de perícia. As investigações estão em andamento com o objetivo de localizar e capturar o suspeito.
Manejo e controle
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o javali (Sus scrofa) é uma espécie nativa da Europa, Ásia e norte da África, que foi introduzida no Brasil a partir da década de 1960, principalmente para o consumo de carne na região Sul.
“O animal é classificado como uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza. Sua agressividade e facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores”, afirma o Ibama.
Em razão do aumento de sua distribuição pelo território nacional e da crescente ameaça ao ecossistema, o controle da espécie foi autorizado pelo órgão em 2013.
Segundo o Ibama, espécies exóticas invasoras são consideradas a segunda maior causa de perda da biodiversidade em escala global e representam um desafio para a conservação dos recursos naturais. De acordo com o órgão, há registros da presença de javalis em quinze unidades da federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Roraima, Tocantins, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e também São Paulo.
Caça é proibida no Estado de São Paulo
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio do Centro de Fauna Silvestre, afirma, porém, que a caça é proibida em todo o Estado de São Paulo, conforme Lei Estadual nº 16.784, de 28 de junho de 2018. Mediante a autorização do Ibama, é permitido apenas o controle populacional de javalis por meio de perseguição, captura e eliminação direta de espécimes, segundo a pasta.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), lançou na última quinta-feira, 4, um hotsite sobre o assunto.
“O hotsite foi desenvolvido para ser um ambiente exclusivo para abordar as questões de controle e manejo do javali. O objetivo é demonstrar para quem ainda não conhece as necessidades sanitárias envolvendo a espécie, a legislação vigente para o controle populacional, transporte de carcaça e colheita de material biológico. Além disso, a partir do portal, a população paulista tem mais um canal para notificar a presença ou mortalidade de javalis e formulário para interesse de capacitações sanitárias”, disse o órgão em nota.
Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
A tradicional “Linguiça de Bragança”, produzida há décadas na cidade, poderá ser comercializada em todo o território nacional.
Continue Reading Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
Governador Tarcísio anuncia Geraldo Melo Filho como novo secretário de Agricultura e Abastecimento
Ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Melo Filho assumirá o cargo ocupado por Guilherme Piai.
Tania Zanella é primeira mulher a ocupar a presidência executiva do Sistema OCB nacional
Votação foi nesta terça-feira, durante Assembleia Extraordinária, com participação do presidente Luís Alberto Pereira.
Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Proposta limita carga máxima semanal de 36 horas, elevando o custo de produção e o problema para encontrar mão de obra no meio rural.
Continue Reading Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
Custos em alta no MT? Saiba qual insumo é o mais competitivo para a pecuária em 2025 segundo o Imea e veja como proteger sua margem de lucro.
Continue Reading Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
STF deixa votação do marco temporal para ano que vem
A partir do próximo dia 20 de dezembro, a Corte vai entrar no período de recesso e retomará os trabalhos em fevereiro do ano que vem.
Continue Reading STF deixa votação do marco temporal para ano que vem





