Câmara abre votação online sobre lei dos agrotóxicos

Câmara abre votação online sobre lei dos agrotóxicos

PARTILHAR
pulverizacao de agrotoxicos
Foto: Christiane Congro Comas / Embrapa

Famosos estão compartilhando a enquete em suas redes sociais e convidando seus seguidores para opinarem sobre o projeto

A Câmara dos Deputados abriu uma enquete online para saber a opinião do público em geral sobre o debate, que está em transição Câmara, sobre as mudanças no registro, fiscalização e controle de agrotóxicos. A discussão vem causando polêmica entre os ruralistas, que são a favor do Projeto de Lei, e órgãos como Anvisa, Ibama e Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), contra o PL.

Os produtores reclamam da demora na liberação de defensivos para serem usados na agricultura, especialmente quando há necessidade de uso emergencial e alegam que, quando o governo autoriza a aplicação, os produtos já estão obsoletos.

Já quem é contra o PL dos agrotóxicos defende um controle mais rígido sobre a utilização dessas substâncias na produção dos alimentos. Para eles, o fato do Brasil liderar o quadro de consumo mundial de defensivos está diretamente ligado ao aumento no número de casos de câncer e outras doenças em pessoas.

Famosos, que já haviam se manifestado contra o PL na última semana durante a discussão na Câmara, voltaram a mostrar a insatisfação em relação ao projeto. As chefs de cozinha Paola Carosella e Bela Gil, compartilharam os links para a enquete em suas redes sociais convidando seus seguidores a votarem contra a aprovação da lei.

Após a votação do projeto ser adiada pela terceira vez, a próxima reunião para discutir o PL, de autoria do atual ministro da Agricultura Blairo Maggi, está marcada para terça-feira, 29 de maio, às 10h.

Clique aqui para acessar a enquete.

Debate público

Para discutir o impacto dos agrotóxicos nas cidades, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, promove nesta quarta-feira (23), uma audiência pública. Os deputados João Daniel (PT-SE) e Nilto Tatto (PT-SP), que solicitaram o debate, estão preocupados com as consequências do uso destas substâncias no país.

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com