Campo florido: Abril é tempo do Ipê-rosa florir?

Estamos em abril e você já deve ter se deparado com muitas árvores cobertas de flores rosas nos campos brasileiros; será que é o Ipê-rosa florindo?

Os ipês são conhecidos pela beleza e pela nobreza da sua madeira. A flor do Ipê Amarelo é considerada a flor símbolo do Brasil, a partir de um decreto do presidente Jânio Quadros em 1961. A escolha levou em conta o fato da espécie estar presente em todas as regiões do país, e principalmente pelo tom vibrante das suas flores. O Ipê é uma árvore pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil.

Inclusive a flora do Ipê foi imortalizada na canção “O Ipê e o Prisioneiro“, de composição de de Jose Fortuna / Paraíso e eternizada na voz da dupla caipira Liu e Léu. Confira um trecho da música:

(…) Meu ipê florido junto à minha cela
Hoje tem altura de minha janela
Só uma diferença há entre nós agora
Aqui dentro as noites não tem mais aurora
Quanta claridade tem você lá fora (…)

Nós estamos no mês de abril, passando pelo Outono, que começa no dia 20 de março e acaba no dia 20 de junho de 2024. Entretanto é possível ver pelos verdes campos brasileiros uma árvore frondosa repleta de flores rosas, seria o Ipê-rosa, o rei da primavera?

Pois é, não se trata do majestoso ipê em sua variedade rosa. Normalmente o Ipê, que pode chegar a 20 metros de altura, floresce a partir do final do mês de julho prolongando até setembro, também costuma florir em meses diferentes em algumas regiões:

  • Junho e julho: ipê-roxo
  • Julho e agosto: ipê-amarelo
  • Fim de agosto: ipê-rosa
  • Setembro: ipê-branco e ipê amarelo

Importante! Nem sempre a florada dos ipês segue exatamente estas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.

Paineira rosa florida no outono em Mogi Mirim / Foto: Mauro Halpern
Paineira rosa florida no outono em Mogi Mirim / Foto: Mauro Halpern

As árvores que estão florindo belos cachos de flores rosa no mês de abril é a paineira. As árvores paineiras são pertencentes ao gênero Ceiba e à família Malvaceae, e representam uma notável presença nas regiões tropicais ao redor do mundo, destacando-se pela sua beleza, versatilidade e contribuições sustentáveis.

Em média, leva cerca de 4 a 6 anos para que a Paineira Rosa floresça pela primeira vez após o plantio, exibindo suas flores grandes e rosadas, que formam uma coroa floral impressionante.

Paineira-rosa - detalhe da flor recebendo abelha polinizadora
Foto: Mauro Halpern

Pergunte aos seus avós se eles já experimentaram dormir em um travesseiro cheio de paina. Antes da alta onda de materiais modernos, como “viscoelástico” e da Nasa, roupas de cama, almofadas, travesseiros e bichos de pelúcia eram feitos da lã fofa e branca das sementes da árvore paineira.

Essa espécie ornamental brasileira, de floresgrandes e vistosas, produz frutos semelhantes a abacates, só que de casca muito dura. É difícil encontrá-los ainda fechados no chão: eles se abrem ainda no pé, nos galhos mais altos, estourando a casca após muitos dias de exposição ao sol.

Ela chega a medir até 20 metros de altura, tem o tronco cinzento-esverdeado com estrias. O tronco das paineiras tem boa capacidade de sintetizar clorofila, isto auxilia o crescimento mesmo quando a árvore está despida de folhas. A partir dos vinte anos de idade aproximadamente, os espinhos costumam começar a cair na parte baixa do caule, e, gradualmente, também caem das partes mais altas.

Ocorre naturalmente nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

Seu ciclo de vida é perene. A espécie cresce rapidamente, atingindo até 6 m em apenas 3 anos. Ainda segundo a engenheira-agrônoma, a vida da planta é estimada em cerca de 50 anos; e seu desenvolvimento abrange a germinação a partir de sementes, formação de mudas, florescimento e produção de frutos.

A madeira é de qualidade? A madeira da paineira-rosa é bastante leve, mole e pouco resistente, além de não ter boa durabilidade. Pode ser utilizada na confecção de calçados, caixotaria, celulose e artesanato. A paina é uma fibra fina e sedosa, mas pouco resistente, não sendo muito aproveitada na confecção de tecidos, mas é usada como preenchimento de travesseiros e brinquedos de pelúcia.

As paineiras se adaptam a diferentes tipos de solos, como os mais pobres em nutrientes, o que explica a sua ampla distribuição. Isso ocorre pois são plantas com sistema radicular extensivo, sendo capazes de buscar água em solos mais profundos e tolerando períodos de secas, porém, adaptam-se a solos úmidos, como beiras de rios e pântanos.

A paineira rosa é muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM