
“Em comparação com o painel realizado em 2022, houve aumento apenas do desembolso com corretivos, alta de 8,6%.”
O projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, nesta semana, três painéis de levantamentos dos custos de produção dos cafés arábica e conilon no Espírito Santo.
Na terça-feira (29), o painel ocorreu no município de Brejetuba, com a presença de cafeicultores, técnicos, representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Centro de Inteligência de Mercado da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA).
De acordo com a assessora técnica da Comissão Nacional do Café da CNA, Raquel Miranda, a propriedade modal da região foi caracterizada com 10 hectares de área produtiva, conduzida pela mão de obra familiar e parceiros (meeiro), cultivo em sequeiro, condução e colheita manual.
“Em comparação com o painel realizado em 2022, houve aumento apenas do desembolso com corretivos, alta de 8,6%. Para os demais desembolsos diretos, foi observada uma redução de 21% com mão de obra, 23% com defensivos e 48% com fertilizantes, possibilitando um recuo de 23% no Custo Operacional Efetivo (COE). No entanto, no mesmo período a Receita Bruta da atividade caiu 31%”, explicou Raquel.
Já na quarta-feira (30), o levantamento foi realizado em Cachoeiro do Itapemirim. Por meio de dados informados pelos cafeicultores da região, a propriedade modal foi caracterizada com 12 hectares de área produtiva, conduzida pela mão de obra familiar e parceiros (meeiro), cultivo em sequeiro, condução e colheita manual.
Em relação à coleta de dados de 2022, houve redução nos principais itens do custo de produção. A mão de obra recuou 11%, fertilizantes 34% e defensivos 66%. A Receita Bruta da atividade também encolheu 12%.
Na quinta-feira (31), o painel de custos de produção do café conilon aconteceu em Rio Bananal com a participação da Federação de Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), técnicos do Senar-ES e do CIM/UFLA e cafeicultores.
A propriedade modal de café possui 10 hectares de área produtiva, conduzida pela mão de obra familiar e parceiros (meeiro), cultivo irrigado, condução semi mecanizada e colheita manual.
A assessora Raquel informou que foi constatado um avanço de 496% com a mecanização, em comparação com o painel realizado no ano passado. Os desembolsos também se elevaram em 2% com mão de obra, 2,5% com corretivos e 26% com defensivos. Apenas fertilizantes reduziram 53%. A Receita Bruta da atividade encolheu 13% para o período.
Fonte: CNA
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Golpe dos “cavalos de papel”: Polícia mira esquema que “esquentou” 14 mil bois e cavalos sem origem
Operação “Tropilha” expõe rede de falsificação que movimentou esquema que “esquentou” 14 mil bois e cavalos sem origem e ameaça a credibilidade do setor pecuário gaúcho
Preços de açúcar iniciam setembro com novas quedas
A desvalorização está relacionada à baixa demanda e ao fato de agentes de usinas terem cedido aos preços, para viabilizar as vendas.
Continue Reading Preços de açúcar iniciam setembro com novas quedas
Crise no campo derruba em quase 50% as vendas de máquinas na Expointer
Endividamento, juros altos e retração no preço da soja formam a tempestade perfeita que derrubou quase pela metade as vendas de máquinas na Expointer 2025
Continue Reading Crise no campo derruba em quase 50% as vendas de máquinas na Expointer
Nordeste recebe o III Encontro Mundial de Vaquejada com premiação de R$ 300 mil
48ª Vaquejada Parque Maria da Luz, em Campina Grande-PB, promete espetáculo histórico e grande premiação para diversas categorias; Além disso, o mundo todo vai se encontrar durante o III Encontro Mundial de Vaquejada
Continue Reading Nordeste recebe o III Encontro Mundial de Vaquejada com premiação de R$ 300 mil
Etanol hidratado abre o mês com 7ª alta consecutiva
O suporte aos valores vem da postura firme do vendedor, que segue ofertando baixos volumes no spot e tem perspectivas de novas elevações nos próximos meses.
Continue Reading Etanol hidratado abre o mês com 7ª alta consecutiva
Importações de trigo acumuladas em 2025 já são as maiores desde 2007
Os preços externos mais atrativos têm estimulado as moageiras brasileiras a ampliarem as compras, sobretudo de países vizinhos.
Continue Reading Importações de trigo acumuladas em 2025 já são as maiores desde 2007