Canadá suspende importação de carne suína de gigante norte-americana

O Canadá foi o quinto maior mercado de exportação de carne suína dos EUA no ano passado, de acordo com dados do governo dos EUA

O Canadá bloqueou as importações da maior fábrica de processamento de carne suína dos EUA, uma instalação administrada pela Smithfield Foods, em Tar Heel, Carolina do Norte, a informações foi publicada inicialmente pela agência de notícias Reuters.

A suspensão ocorre enquanto Washington e Ottawa se envolvem em uma disputa acirrada sobre tarifas comerciais.

Esse é o golpe mais recente no setor agropecuário norte-americano, que tem sido agitado por preocupações de que as tarifas dos EUA desencadearão retaliações dos principais importadores, o que reduz a demanda por produtos agrícolas americanos.

O Departamento de Agricultura dos EUA disse que a suspensão estava de acordo com os protocolos padrão e não relacionada à atividade comercial recente. A agência e a Smithfield, a maior processadora de carne suína dos EUA, não especificaram o que desencadeou a ação do Canadá.

“De acordo com a política do Canadá, três problemas de não conformidade em seis meses acionam uma suspensão temporária”, disse o USDA.

O bloqueio de remessas da fábrica limita o mercado para produtos de carne suína dos EUA.

O USDA está trabalhando com a Smithfield para resolver os problemas e desenvolver um plano de ação corretiva que será comunicado às autoridades canadenses, de acordo com uma declaração da agência.

“Uma vez revisado e aceito, o Canadá pode considerar restabelecer a elegibilidade de exportação da planta”, disse o USDA.

O Canadá interrompeu as importações da instalação na quinta-feira, de acordo com um site do USDA.

“O problema diz respeito a um número limitado de certas remessas de miudezas”, disse o porta-voz da Smithfield, Jim Monroe.

O presidente dos EUA, Donald Trump, isentou produtos do Canadá e do México na quinta-feira, sob um pacto comercial norte-americano por um mês das tarifas de 25% que ele impôs no início desta semana.

O Canadá foi o quinto maior mercado de exportação de carne suína dos EUA no ano passado, de acordo com dados do governo dos EUA. Embora as remessas tenham diminuído, elas foram avaliadas em cerca de US$ 850 milhões.

A carne suína dos EUA tem uma presença significativa nos setores de varejo e serviços de alimentação canadenses, disse Joe Schuele, porta-voz da U.S. Meat Export Federation, um grupo da indústria.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM