Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Cão-robô encanta participantes no Show Rural

O engenheiro garante que o cão-robô, nomeado de Spot, é muito versátil e pode ter grande potencial no agronegócio.

O Espaço Impulso, hub de inovação integrado ao complexo do Show Rural Coopavel, consolida sua característica inovadora desde sua inauguração, em fevereiro de 2022. A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), parceiros desse ambiente criativo de oportunidades, estão presentes sempre trazendo novidades para a feira. 

Nesta semana, além do lançamento de várias parcerias, quem está fazendo sucesso com o público é o cão-robô Spot, uma verdadeira maravilha tecnológica apresentada pelo PTI. Com conexão 5G, o protótipo tem inteligência artificial, câmeras e microfones que são usados para detectar anormalidades. O Spot é conhecido por sua versatilidade em inspeções de infraestrutura crítica, reduzindo custos e evitando colocar em risco a integridade dos colaboradores.

Ele faz parte de um convênio financiado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e tem um objetivo estratégico: viabilizar economicamente o uso de redes privativas 5G. Essas tecnologias são fundamentais para o funcionamento do robô, especialmente em ambientes críticos.

Na Usina Hidrelétrica de Itaipu e na Petrobras, o Spot já está sendo aplicado na inspeção desses ambientes desafiadores. E agora, o projeto está se expandindo para a Vale, uma grande mineradora. Segundo o engenheiro do PTI, Heber Miguel dos Santos, a ideia é usar o Spot em locais insalubres, onde o acesso humano é difícil ou perigoso. “Ele é capaz de explorar praticamente qualquer ambiente que um ser humano possa acessar, com segurança”.

Spot realiza inspeções detalhadas usando imagens, imagens térmicas e sensores. “Além disso, a versão com braço robótico tem a capacidade de executar algumas tarefas práticas, como fechar válvulas, habilitar ou desabilitar equipamentos e até mesmo manipular objetos. No entanto, seu foco principal ainda é a inspeção crítica dos ambientes, desde detectar rachaduras até monitorar sensores e a temperatura de trabalho”, salienta.

Quanto ao Show Rural, o Spot está aqui no espaço Impulso para mostrar suas habilidades e demonstrar como a tecnologia pode ser aplicada em ambientes industriais e de infraestrutura. O engenheiro garante que ele também tem um grande potencial no agro. “Futuramente esperamos vê-lo atuando também nas fazendas, quem sabe uma versão do Spot Pastor?”, ventilou o engenheiro pensando nas possibilidades de expansão dessa tecnologia desenvolvida pela canadense Boston Dynamics, responsável pela construção de robôs avançados, entre eles, o Spot. 

Fonte: Show Rural Coopavel

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM