Captação de leite no Uruguai cresceu 6% em julho

A captação de leite por diversas plantas industriais do Uruguai totalizou 188 milhões de litros, crescendo 6,4% em relação ao mesmo mês do ano passado

A captação de leite por diversas plantas industriais do Uruguai totalizou 188 milhões de litros, crescendo 6,4% em relação ao mesmo mês do ano passado e foi o maior ritmo de expansão da produção primária até agora neste ano.

No acumulado janeiro-julho, o embarque totaliza 1,090 bilhão de litros e ficou positivo pela primeira vez em 2023 (+0,2%), segundo o Inale. Por sua vez, no ano transcorrido até julho, a produção atingiu 2,091 bilhões de litros, apenas 0,3% abaixo do mesmo período do ano passado. Tudo indica que a produção continuará crescendo em agosto. Faltando uma semana para o fechamento do mês, os envios de leite para a Conaprole cresceram a uma taxa superior a 2% em relação a agosto do ano passado.

Por outro lado, o Inale informou que o preço médio pago pelas indústrias pelo leite captado em julho foi de 17,30 pesos, uma queda de 1% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto em dólares o preço ficou no máximo do ano com US$ 0,46 (+8% com relação ao ano anterior). Para agosto já foi noticiado que haverá queda no preço do leite ao produtor nas diversas indústrias. A Conaprole reduzirá seu preço em 22%, enquanto Alimentos Fray Bentos o fará em 40% em relação ao valor pago em julho.

Fonte: Tardáguila Agromercados

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM