Por consequência, o aumento da carne bovina contamina os preços de proteínas alternativas, como carne de frango, de porco, e também, o consumo de ovos.
Embora a expectativa do mercado seja de uma supersafra de soja para 2025 – o que deve contribuir para um alívio nos preços agropecuários no atacado – as carnes e o café, que ainda devem seguir pressionados, devem barrar uma desaceleração mais expressiva para os preços agropecuários ao produtor em 2025, segundo economistas consultados pelo Estadão/Broadcast.
A perspectiva de uma carne mais cara é sustentada pelo ciclo pecuário atual do boi gordo, além dos efeitos climáticos e depreciação do câmbio, que marcaram o fim de 2024. Adicionalmente, observam os analistas, a expectativa de um aumento das exportações brasileiras deve ser mais um vetor de pressão.
Por consequência, o aumento da carne bovina contamina os preços de proteínas alternativas, como carne de frango, de porco, e também, o consumo de ovos.
“A carne vai ficar cara e isso vai ter efeitos políticos. Vai ficar cara também em 2026 e 2027. Se tivesse de fazer uma aposta, a mais segura que eu teria é: o boi gordo vai ficar mais caro em 2025 e vai demorar um pouco para cair”, avalia o economista da LCA 4intelligence Francisco Pessoa. O cenário da casa conta com alta de 17% do boi gordo na ponta e de mais de 35% na média anual em 2025.
As carnes no atacado acumularam alta de 37,40% em 2024, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O economista Fabio Romão, também da LCA 4intelligence, avalia que, embora a expectativa seja de uma supersafra de soja para este ano, o viés para os preços no atacado é de alta. Adicionado a esse fator, ele reforça que a dinâmica atual das carnes exclui a possibilidade de uma queda nos agropecuários neste ano, que deve fechar em 4,7%, mais moderado que a alta de 15,20% em 2024. “Esse cenário de proteínas para esse ano vai estar bem apertado”, frisa o economista.
O economista da FGV Matheus Dias também descarta uma queda dos preços agropecuários neste ano, e lembra do cenário de dólar pressionado e dos repasses que foram adiados pela demanda de alguns setores, como o cafeeiro.
Só em 2024, o café em grão no atacado encerrou o ano com avanço de 120,40%, de acordo com a FGV.
“O café possui um peso grande no IPA-Agro, a tendência é que ele continue pressionando a inflação em 2025, mesmo que em um nível menor, avalia. Além disso, Dias avalia que o grupo de carnes deve se manter em alta e firmar a pressão no IPA em 2025.
Romão, da LCA, avalia que, em menor medida, o IPA-Agro também pode contribuir para compreender a dinâmica da alimentação no domicílio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
“Percebemos que as proteínas são um ponto de pressão importante no ano”, alerta o economista. A estimativa da casa é que as carnes registrem elevação ainda na casa dos dois dígitos no IPCA em 2025, de 16,4%, após o avanço de 20,84% em 2024. Já a alimentação no domicílio deve passar de 8,23% para 8,2%.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Grécia anuncia pacote de medidas para tentar encerrar protestos de agricultores
Grécia anuncia pacote bilionário para agricultores, com combustível mais barato, energia subsidiada e seguro rural cobrindo 100% dos prejuízos.
Continue Reading Grécia anuncia pacote de medidas para tentar encerrar protestos de agricultores
Brasil tem segunda maior saída de dólares da história em 2025
Brasil registra a segunda maior saída de dólares da história em 2025, puxada pelo canal financeiro, mesmo com valorização do real e exportações fortes.
Continue Reading Brasil tem segunda maior saída de dólares da história em 2025
Abiec: Exportações de carne bovina do Brasil batem recorde em 2025
Brasil bate recorde nas exportações de carne bovina em 2025, com alta de 20,9% no volume e receita de US$ 18 bilhões, lideradas pela China.
Continue Reading Abiec: Exportações de carne bovina do Brasil batem recorde em 2025
Safra 2025/26 de soja registra 118 focos de ferrugem asiática
Ferrugem asiática já soma 118 focos na safra 2025/26 e se aproxima do total do ciclo anterior. Paraná e MS lideram registros.
Continue Reading Safra 2025/26 de soja registra 118 focos de ferrugem asiática
Índice de Commodities do BC sobe 4,30 % em dezembro e tem queda de 9,49% em 2025
IC-Br sobe em dezembro, mas fecha 2025 em queda. Commodities agropecuárias recuam no ano e seguem com peso forte na inflação brasileira.
Continue Reading Índice de Commodities do BC sobe 4,30 % em dezembro e tem queda de 9,49% em 2025
Contra a maré: quando taxação é taxação — e subsídio continua sendo subsídio
Em meio ao avanço do protecionismo global, produtor rural brasileiro enfrenta taxações e subsídios estrangeiros enquanto discursos seletivos e o silêncio institucional comprometem a competitividade e a soberania do agro nacional.
Continue Reading Contra a maré: quando taxação é taxação — e subsídio continua sendo subsídio





