
Técnica Beef on Dairy é sucesso nos EUA e surge como nova oportunidade para os criadores brasileiros; Produtores da Frisia discutem cruzamento entre gado leiteiro e Angus
O cruzamento de vacas leiteiras com touros Angus será discutido em encontro entre produtores e especialistas em pecuária. A técnica, conhecida como Beef on Dairy, é uma tendência mundial. O evento promovido pela Associação Brasileira de Angus acontece nesta quarta, 30, na Cooperativa Frisia (Pavilhão Digital Agro – Expofrisia), em Carambeí (PR). Os produtores presentes vão ser atualizados das últimas ações de fomento do Programa Carne Angus Certificada, em vigor há 21 anos.
No encontro, ainda está prevista visita ao confinamento da Fazenda Rincão, onde será observado, na prática, o desenvolvimento da produção Beef on Dairy conduzida no Paraná.
A ideia é simples: vacas das raças leiteiras Holandês e Jersey são cruzadas com touros Angus, famosa pela carne macia e valorizada. Como resultado, obtém-se uma proteína de alta qualidade, utilizada para atender às exportações do mercado premium.
O método já é um sucesso nos Estados Unidos e começa a chamar a atenção no Brasil. O pesquisador e especialista em confinamento, Pedro Carvalho, será o responsável por apresentar a produção de carne proveniente do rebanho leiteiro nos EUA, os desafios e as oportunidades deste cruzamento para a pecuária brasileira.
Além disso, representantes das principais centrais de melhoramento genético também vão destacar os ganhos genéticos tanto para os criadores de gado de leite como de corte. “Esse cruzamento, além de impulsionar o volume de produção de carne premium e o mercado de venda de sêmen de touros Angus, mostra ser uma oportunidade para criadores de leite de diversificação do seu negócio, trazendo novas fontes de renda”, explica em nota a gerente do Programa da Carne Angus, Ana Doralina.
Atualmente, a carne Angus é exportada para 41 países. No primeiro semestre de 2024, as exportações cresceram 7,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, somando 1,3 mil toneladas vendidas. China, Chile, Holanda e Arábia Saudita foram os maiores compradores neste período.
Fonte: Agro Estadão
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Taxas impostas por Trump expõem um duro golpe para a economia do Brasil
Caso entrem em vigor, as taxas de Trump poderão causar a perda de milhões de empregos e gerar bilhões em prejuízos para os cofres públicos, produtores rurais e empresas privadas.
Continue Reading Taxas impostas por Trump expõem um duro golpe para a economia do Brasil
Viu essa? Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
A área cultivada no país totaliza 81,8 milhões de hectares, crescimento de 2,3% na comparação anual, a avaliação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 10º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25
Continue Reading Viu essa? Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Região do Cerrado Mineiro promoveu curso de atualização da Certificação de Valor Agregado (CVA)
A iniciativa reuniu cerca de 50 profissionais da cadeia produtiva da cafeicultura, com foco no aprimoramento de práticas sustentáveis, rastreabilidade e valorização do produto.
Cavalo de R$ 12 milhões morre com suspeita de intoxicação por ração e expõe crise sem precedentes na equinocultura
Quantum de Alcatéia, um dos maiores nomes da raça Mangalarga Marchador, foi a principal vítima de um surto que já matou mais de 200 cavalos no Brasil; Ministério da Agricultura investiga contaminação em ração da Nutratta
PBR Team Series: Brasileiros são maioria na nova temporada da liga PBR
A nova temporada da PBR Team Series, a Liga de Montaria em Equipes da Professional Bull Riders tem início neste fim de semana com 60 brasileiros.
Continue Reading PBR Team Series: Brasileiros são maioria na nova temporada da liga PBR
ABIPESCA emite nota sobre impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao pescado brasileiro
O representante da ABIPESCA destaca os reflexos imediatos dessa medida para o setor, os prejuízos às indústrias e exportadores nacionais.