Catástrofe: Inundação histórica mata mais de 140.000 bovinos na Austrália; vídeo

País enfrenta a pior catástrofe climática em décadas: Vacas mortas nas praias, colmeias destruídas e moradores ‘entorpecidos’ após devastação; produtores relatam perdas devastadoras e impactos devem durar anos. A Inundação histórica na Austrália mata bovinos

As enchentes que atingem a Austrália desde o início de maio de 2025 já são consideradas as mais devastadoras do século. Em especial, o estado de Nova Gales do Sul (NSW) foi severamente afetado, com chuvas torrenciais, cidades submersas, milhares de pessoas isoladas e impacto catastrófico no setor agropecuário, que contabiliza a morte de mais de 144 mil cabeças de gado até o momento.

Segundo o ClimaMeter, o evento climático pode se estender nos próximos dias, agravando ainda mais a situação de produtores rurais e comunidades inteiras. A catástrofe no campo deixou animais mortos, fazendas destruídas e relatos dramáticos. Além do prejuízo dos animais mortos, existe a preocupação de como alimentar os animais sobreviventes.

De acordo com informações do portal Gazeta do Povo e da rede SBS News, as inundações varreram propriedades inteiras, com produtores relatando a perda total de rebanhos, colmeias de abelhas e plantações. Um dos casos mais dramáticos veio do distrito de Old Bar, onde carcaças de bois foram encontradas em praias, evidência da força das águas que arrastaram os animais por quilômetros.

Em meio a tanta destruição, um caso comoveu o país: uma vaca foi encontrada viva a 17 km de distância da propriedade onde desapareceu, em uma praia do litoral australiano. Identificada por meio de uma marca no focinho, a vaca sobreviveu após ser levada pela correnteza e se tornou símbolo de resistência da pecuária australiana diante da tragédia.

Tragédia: Inundação histórica mata mais de 140.000 bovinos na Austrália; vídeo
Foto: NEW SOUTH WALES POLICE/HANDOUT/AFP

Mais de 50 mil isolados e cidades inteiras submersas

As autoridades estimam que mais de 50 mil pessoas ficaram isoladas em diversas regiões do estado de NSW, incluindo cidades como Taree, Coffs Harbour, Port Macquarie e Hunter Valley. Muitas dessas comunidades seguem sem acesso por terra, e o abastecimento de alimentos e medicamentos tem sido feito por helicópteros e barcos das equipes de emergência.

Além da população urbana, comunidades rurais estão entre as mais afetadas, com centenas de agricultores presos em propriedades alagadas, sem acesso a energia elétrica, água potável ou ração para os animais que restaram.

Esperança em meio a desgraça com a inundação histórica na Austrália

De modo impressionante, uma vaca encontrada viva na praia de Old Bar, na costa norte de Nova Gales do Sul, foi carregada por 17 quilômetros pelas águas da enchente até o local. A imagem dela foi compartilhada pela residente Layla Philipson no grupo de Facebook Taree Community Noticeboard.

Acredita-se que o bovino tenha sido levado pelas águas a partir de Taree, cidade no meio da Costa Norte australiana. O dono da vaca a encontrou graças à publicação na rede social e disse que ela foi retirada da praia e está sendo tratada por um veterinário.

Prejuízos bilionários e falta de seguro expõem fragilidade do campo

Segundo reportagens do The Guardian e da ABC News, muitos produtores perderam tudo o que tinham com a inundação histórica na Austrália. Kevin Schlenert, pecuarista em Glenthorne, relatou que as águas invadiram sua casa ao ponto de um bezerro parar dentro do quarto. Ele e a esposa sobreviveram, mas perderam 75% do rebanho e não possuem seguro rural.

“Vamos levar anos para nos recuperar, se é que vamos conseguir”, disse Schlenert em entrevista. A maioria das propriedades atingidas não contava com seguro contra desastres naturais, e o custo para reconstruir cercas, galpões, recuperar pastagens e repor rebanhos será altíssimo e de longo prazo.

Tragédia: Inundação histórica mata mais de 140.000 bovinos na Austrália; vídeo
Fazendeiros tentavam transportar o gado para terrenos mais altos, atravessando as águas turbulentas da enchente, a pé e de canoa. 
Fonte: Fornecido por Laura Polson

Governo decreta estado de desastre, mas há críticas

O governo australiano declarou estado de desastre natural em dezenas de municípios e anunciou ajuda emergencial aos produtores, incluindo subsídios para o transporte de gado, assistência veterinária, ração e reconstrução de infraestrutura básica. No entanto, entidades do setor rural e líderes comunitários criticam a demora na resposta das autoridades e pedem mais integração entre os órgãos de emergência.

Há também pressão para que o Fire and Rescue NSW assuma a liderança da resposta aos desastres climáticos, dado o aumento na frequência e intensidade desses eventos. Especialistas apontam que as mudanças climáticas estão tornando as chuvas extremas mais comuns e perigosas na Austrália.

Os McGinns disseram que foram instruídos a evacuar. ( Fornecido por: Sue McGinn)

Chuva continua e alerta segue ativo

A previsão do tempo, segundo o Bureau of Meteorology, indica que as chuvas devem persistir nas próximas semanas, com possibilidade de novas enchentes em áreas já saturadas. A população segue em alerta, e o governo recomenda que comunidades em áreas de risco busquem locais seguros.

Impacto global da inundação histórica na Austrália

A tragédia australiana também gera preocupação internacional. Como um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo, a destruição de parte significativa do rebanho pode afetar a oferta global de proteína animal e influenciar o mercado internacional, especialmente em países asiáticos, grandes compradores da carne australiana.

Tragédia: Inundação histórica mata mais de 140.000 bovinos na Austrália; vídeo
Lee Fieldhouse entre os moradores que usam barcos para ir até amigos e vizinhos, realizar resgates e entregar suprimentos. 
Fonte: SBS News

Resumo dos impactos da inundação histórica na Austrália:

  • Mais de 144 mil bois mortos e perdas milionárias no campo;
  • Cidades submersas e mais de 50 mil pessoas isoladas;
  • Casos dramáticos e emocionantes, como a vaca resgatada na praia após 17 km;
  • Falta de seguro rural amplia o prejuízo dos produtores;
  • Previsão indica continuidade das chuvas nos próximos dias.

A recuperação da agropecuária australiana deve ser lenta e exigirá não apenas recursos, mas também mudanças estruturais na forma como o país se prepara para eventos climáticos extremos.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM