
A nova unidade é a maior em produção de ânodo à base de nióbio do mundo, com capacidade de produção de 2.000 toneladas anuais, equivalente a 1 GWh de células de íons de lítio.
A CBMM acaba de inaugurar, em Araxá (MG), a maior fábrica do mundo dedicada à produção de ânodos à base de nióbio, consolidando sua liderança no setor. A unidade tem capacidade de produção de 2.000 toneladas anuais do material XNO, tecnologia de carregamento ultrarrápido, o que equivale a 1 GWh de células de íons de lítio. O projeto é fruto de uma parceria estratégica com a Echion Technologies e marca um importante avanço no uso de nióbio em baterias.
A nova instalação é a primeira no mundo projetada para a produção em larga escala do material XNO. Essa tecnologia permite que baterias de íons de lítio carreguem de forma ultrarrápida, garantindo alta densidade energética mesmo em condições extremas. Além disso, o XNO oferece durabilidade superior, com vida útil que ultrapassa 10.000 ciclos, e foi desenvolvido para atender às necessidades de veículos pesados industriais, comerciais e de transporte, promovendo o menor custo total de propriedade.
Jean de La Verpilliere, CEO da Echion Technologies, celebrou a parceria: “A abertura desta planta de produção cria uma capacidade de fornecimento robusta para atender à significativa demanda comercial que temos pelo XNO. Ele já está impactando de forma positiva nossos clientes de fabricação de células, OEMs downstream e usuários finais. Gostaria de agradecer à CBMM pela parceria contínua com a Echion e por levar o XNO à produção em massa.”
A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da CBMM, Echion, autoridades, clientes e imprensa, reforçando a relevância global do empreendimento. Para a CBMM, este é um passo essencial em sua meta de alcançar 30% de receita proveniente de produtos não siderúrgicos até 2030. Anualmente, a empresa investe R$ 250 milhões em seu Programa de Tecnologia, com foco no desenvolvimento de ânodos de nióbio que aumentem a eficiência e a durabilidade das baterias.
Ricardo Lima, CEO da CBMM, destacou: “Na CBMM, esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias nos próximos anos. Estamos orgulhosos de comemorar os frutos desta parceria que reforça nosso Plano de Sustentabilidade e se alinha às tendências globais de descarbonização e promoção da eletrificação. Essa inauguração é um marco na nossa história e permite que a CBMM continue transformando ciência em tecnologia, e tecnologia em negócios.”
Com planos estratégicos ambiciosos, a CBMM prevê alcançar uma capacidade de 20 mil toneladas de óxido de nióbio para baterias até 2030. Este marco fortalece a posição da empresa como líder global no fornecimento de soluções inovadoras que atendem às demandas de um futuro mais sustentável e eletrificado.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Camarão vendido no Walmart nos EUA é alvo de investigação por contaminação com Césio-137
Produto importado da Indonésia apresentou traços do material radioativo; FDA emitiu alerta, recomendou recall do camarão vendido no Walmart e reforçou riscos à saúde pública
No Pará, Mapa debate o papel estratégico do cooperativismo na produção sustentável
As cooperativas têm um papel estratégico na geração de renda, na preservação ambiental e no desenvolvimento regional.
Continue Reading No Pará, Mapa debate o papel estratégico do cooperativismo na produção sustentável
5 meses após recuperar mercado chinês, exportação de frango argentina pode cair
O país asiático – principal comprador do produto argentino – voltou a autorizar as compras da carne argentina em março deste ano.
Continue Reading 5 meses após recuperar mercado chinês, exportação de frango argentina pode cair
Trabalho prisional leva novas cores ao Parque de Exposições Assis Brasil
Curso de pintura predial com aulas práticas possibilita qualificação para apenados do Instituto Penal de Novo Hamburgo.
Continue Reading Trabalho prisional leva novas cores ao Parque de Exposições Assis Brasil
Brasil e Angola avançam em pautas agropecuárias durante encontros com autoridades angolanas
O ministro Fávaro se encontrou com o presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola e com o ministro de Coordenação Econômica.
Alckmin indica que Motta dará prioridade a plano para aliviar impacto de tarifaço
Quanto mais rápido o Congresso aprovar a Medida Provisória e o projeto de lei complementar que o governo encaminhou na esteira do tarifaço melhor.
Continue Reading Alckmin indica que Motta dará prioridade a plano para aliviar impacto de tarifaço