Censo agropecuário, realizado pelo IBGE, começa em outubro

Censo agropecuário, realizado pelo IBGE, começa em outubro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O questionário do IBGE vai apurar informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos.

O IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai fazer a partir de 1º de outubro – até 28 de fevereiro de 2018 – o Censo Agropecuário 2017. Durante cinco meses serão plicados mais de 5 milhões de questionários em todo o País.

O questionário do IBGE vai apurar informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018.

O Censo vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias.

A ação permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que coletará anualmente dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

A coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG-Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais, Aline Veloso, chama a atenção para o papel dos produtores no processo de coleta de dados: “A participação dos produtores é muito importante para que tenhamos um diagnóstico real do meio rural no país e para que consigamos identificar o quanto mudamos desde 2006, último levantamento. Também será uma oportunidade para identificar as demandas por políticas públicas e subsidiar as ações do Sistema Faemg junto ao produtor rural”, afirma.

Fonte: Balde Branco

PARTILHAR

21 anos, Jales/SP.
Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa.
Contato: jornalismo@comprerural.com