Centro-Sul terá fim de semana quente com novo veranico; confira a previsão

Embora uma frente fria esteja prevista para avançar sobre o Rio Grande do Sul no domingo (18), provocando chuvas localizadas, o bloqueio atmosférico deve dificultar sua progressão rumo ao restante do país

Nos próximos dias, moradores de diversas regiões do Centro-Sul do Brasil devem enfrentar um período prolongado de tempo quente e seco, típico dos chamados veranicos. Essa condição climática, comum durante o outono e o inverno, é marcada por pelo menos quatro dias consecutivos com temperaturas acima da média, pouca nebulosidade e quase nenhuma chuva. Embora os termômetros subam, esse fenômeno não é considerado uma onda de calor nos critérios meteorológicos.

Segundo especialistas da Climatempo, um bloqueio atmosférico — sistema que impede a chegada de frentes frias — começou a se intensificar a partir da última quarta-feira (14) e deve manter sua influência até, pelo menos, o dia 20 de maio, próxima terça-feira. Isso significa que boa parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste continuará registrando dias mais quentes que o normal para esta época do ano.

O meteorologista Fábio Luengo explica que as tardes devem ser especialmente quentes no Centro-Oeste e Sudeste, enquanto as madrugadas e noites permanecem mais frias, mantendo o padrão típico de amplitude térmica no outono. Em áreas do interior do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, assim como em partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas poderão ultrapassar a média histórica em até 5°C. Nas demais regiões, o acréscimo térmico deve variar entre 3°C e 5°C.

Frente fria isolada e sem força

Embora uma frente fria esteja prevista para avançar sobre o Rio Grande do Sul no domingo (18), provocando chuvas localizadas, o bloqueio atmosférico deve dificultar sua progressão rumo ao restante do país. Com isso, a instabilidade deve se restringir ao extremo Sul e não deve alterar o padrão seco predominante nas demais regiões.

Cenário oposto no Norte e Nordeste

Enquanto o Centro-Sul experimenta dias de céu limpo e calor, o panorama é completamente diferente nas regiões Norte e Nordeste. A presença de sistemas meteorológicos típicos dessa época do ano, como as chamadas ondas de leste, deve manter o tempo instável e com chuvas intensas, principalmente nas áreas litorâneas.

De acordo com Luengo, estados como Amapá, Roraima, norte do Amazonas (exceto a capital Manaus) e boa parte do Pará devem continuar recebendo grandes volumes de chuva nos próximos dias. No Nordeste, o alerta de temporais se concentra no litoral leste, onde capitais como João Pessoa, Natal, Maceió e Aracaju devem enfrentar chuvas volumosas. O norte do Maranhão também está na rota dessas precipitações.

As ondas de leste são sistemas caracterizados pela formação de nuvens densas que trazem ventos fortes, chuvas intensas e trovoadas. Comum entre maio e outubro, esse fenômeno costuma provocar dias seguidos de instabilidade, especialmente ao longo da costa leste nordestina.

Temperaturas nas capitais

Com base nas previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas nas capitais do Centro-Sul devem permanecer elevadas durante o período do veranico, enquanto as regiões Norte e Nordeste continuam sob influência de chuvas frequentes e temperaturas mais amenas nas áreas afetadas por nebulosidade intensa.

Escrito por Compre Rural

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM