Cerca de 3.600 bois vivos embarcam no navio para Turquia

Uma operação de embarque, realizada no Porto de Imbituba, no Sul catarinense, exportou 3.595 bois para a Turquia; A carga foi a bordo do navio Shorthorn Express. Confira!

Na última sexta-feira (30), foi realizada no Porto de Imbituba, no Sul catarinense, a operação de embarque de gado vivo no navio “Shorthorn Express”, especializado nesse tipo de transporte. Foram exportados 3.595 bois com destino à Turquia. Imbituba é o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina. O embarque de terneiros no complexo portuário é realizado desde 2016 e a última exportação desta carga ocorrida em novembro de 2019.

A operação realizada ao longo da sexta-feira foi concomitante pelos servidores da SCPAR Porto de Imbituba e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A agência marítima Imbituba agenciou o navio e fez o despacho aduaneiro da carga e a empresa Simetria Logística foi a responsável pelo embarque no porto.

A viagem tem duração de 18 dias. Atualmente, Imbituba é o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina. A operação é realizada desde 2016, mas a última exportação havia ocorrido em novembro de 2019.

Os animais que vão abastecer o mercado euroasiático vêm de propriedades rurais dos três estados da Região Sul do Brasil. Antes de serem embarcados, os gados ficaram em quarentena durante 21 dias no Estabelecimento Pré-Embarque (EPE), localizado na cidade de Capão Alto (SC). Além de questões sanitárias, também é fiscalizado o cumprimento de pré-requisitos de bem-estar animal.

A AMIL (Agência Marítima Imbituba) agenciou o navio e fez o despacho aduaneiro da carga. A empresa Simetria Logística foi a responsável pelo embarque no porto.

Conforme explica Fúlvio Rosar Neto, superintendente do Mapa em Santa Catarina, os animais aptos para exportação têm todos o seu Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), que atesta a procedência e o atendimento das condições sanitárias exigidas. “Esse trabalho é realizado pelo Ministério da Agricultura, nós acompanhamos o embarque e estava tudo dentro das normas legais, então avaliamos que foi um sucesso essa operação”, garantiu Fúlvio.

A última exportação de carga viva havia ocorrido em novembro de 2019 – Foto: SCPAR Porto de Imbituba/Divulgação/ND
A última exportação de carga viva havia ocorrido em novembro de 2019 – Foto: SCPAR Porto de Imbituba/Divulgação

Especializado no transporte do animal, o navio tem viagem estimada de 18 dias até o desembarque.

“Esta operação foi iniciada e teve atenção e cuidados redobrados, mesmo antes de o navio atracar. Nossa equipe atuou para que o atendimento no porto fosse o mais rápido possível, desde o acesso ao complexo portuário, e o trabalho conjunto e responsável com os agentes envolvidos fizeram com que o trabalho ocorresse tranquilamente, conforme programado”, explicou o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins.

Além de questões sanitárias, é fiscalizado o cumprimento de pré-requisitos de bem-estar animal.

Conforme explica Fúlvio Rosar Neto, superintendente do MAPA em Santa Catarina, os animais aptos para exportação têm todos o seu CZI (Certificado Zoossanitário Internacional), que atesta a procedência e o atendimento das condições sanitárias exigidas.

“Esse trabalho é realizado pelo Ministério da Agricultura, nós acompanhamos o embarque e estava tudo dentro das normas legais, então avaliamos que foi um sucesso essa operação”, ressaltou Fúlvio.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Crescimento da raça Quarto de Milha no Brasil – mais de 700 mil animais – e seu protagonismo mundial

De raça importada a potência global, o Quarto de Milha consolida números recordes, domina os esportes equestres e coloca a genética brasileira no radar internacional; Trabalho desenvolvido por criadores ajuda a consolidar Brasil como importante criador

Continue Reading Crescimento da raça Quarto de Milha no Brasil – mais de 700 mil animais – e seu protagonismo mundial

Pecuarista cria o próprio frigorífico e aposta em carnes premium – que segue crescendo – no Brasil

Da seleção genética no campo à verticalização da cadeia produtiva, trajetória de Valdomiro Poliselli Júnior mostra como a pecuária nacional passou a disputar espaço com as carnes mais valorizadas do mundo; Pecuarista cria o próprio frigorífico e aposta em carnes premium

Continue Reading Pecuarista cria o próprio frigorífico e aposta em carnes premium – que segue crescendo – no Brasil

Produção em dia, contas apertadas: por que o dinheiro não fecha no caixa

Diante desse cenário, é comum buscar explicações em fatores externos, como clima adverso, preços baixos, aumento dos custos de produção ou juros elevados. No entanto, eles não explicam completamente por que produtores submetidos às mesmas condições chegam ao fim do ano em situações tão diferentes.

Continue Reading Produção em dia, contas apertadas: por que o dinheiro não fecha no caixa

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM