
Uma operação de embarque, realizada no Porto de Imbituba, no Sul catarinense, exportou 3.595 bois para a Turquia; A carga foi a bordo do navio Shorthorn Express. Confira!
Na última sexta-feira (30), foi realizada no Porto de Imbituba, no Sul catarinense, a operação de embarque de gado vivo no navio “Shorthorn Express”, especializado nesse tipo de transporte. Foram exportados 3.595 bois com destino à Turquia. Imbituba é o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina. O embarque de terneiros no complexo portuário é realizado desde 2016 e a última exportação desta carga ocorrida em novembro de 2019.
A operação realizada ao longo da sexta-feira foi concomitante pelos servidores da SCPAR Porto de Imbituba e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A agência marítima Imbituba agenciou o navio e fez o despacho aduaneiro da carga e a empresa Simetria Logística foi a responsável pelo embarque no porto.
A viagem tem duração de 18 dias. Atualmente, Imbituba é o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina. A operação é realizada desde 2016, mas a última exportação havia ocorrido em novembro de 2019.
Os animais que vão abastecer o mercado euroasiático vêm de propriedades rurais dos três estados da Região Sul do Brasil. Antes de serem embarcados, os gados ficaram em quarentena durante 21 dias no Estabelecimento Pré-Embarque (EPE), localizado na cidade de Capão Alto (SC). Além de questões sanitárias, também é fiscalizado o cumprimento de pré-requisitos de bem-estar animal.
A AMIL (Agência Marítima Imbituba) agenciou o navio e fez o despacho aduaneiro da carga. A empresa Simetria Logística foi a responsável pelo embarque no porto.
Conforme explica Fúlvio Rosar Neto, superintendente do Mapa em Santa Catarina, os animais aptos para exportação têm todos o seu Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), que atesta a procedência e o atendimento das condições sanitárias exigidas. “Esse trabalho é realizado pelo Ministério da Agricultura, nós acompanhamos o embarque e estava tudo dentro das normas legais, então avaliamos que foi um sucesso essa operação”, garantiu Fúlvio.

Especializado no transporte do animal, o navio tem viagem estimada de 18 dias até o desembarque.
“Esta operação foi iniciada e teve atenção e cuidados redobrados, mesmo antes de o navio atracar. Nossa equipe atuou para que o atendimento no porto fosse o mais rápido possível, desde o acesso ao complexo portuário, e o trabalho conjunto e responsável com os agentes envolvidos fizeram com que o trabalho ocorresse tranquilamente, conforme programado”, explicou o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins.
Além de questões sanitárias, é fiscalizado o cumprimento de pré-requisitos de bem-estar animal.
Conforme explica Fúlvio Rosar Neto, superintendente do MAPA em Santa Catarina, os animais aptos para exportação têm todos o seu CZI (Certificado Zoossanitário Internacional), que atesta a procedência e o atendimento das condições sanitárias exigidas.
“Esse trabalho é realizado pelo Ministério da Agricultura, nós acompanhamos o embarque e estava tudo dentro das normas legais, então avaliamos que foi um sucesso essa operação”, ressaltou Fúlvio.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Profissionais do setor têm transformado produtores rurais em gestores estratégicos, multiplicando produtividade, eficiência e lucro sem a necessidade de propriedade direta Continue Reading Como prosperar no agronegócio mesmo sem possuir terras? Parceria inédita une governo, pecuaristas e tecnologia para expandir o uso de cercas virtuais, beneficiando milhares de produtores em áreas administradas pelo BLM. Continue Reading Parceria histórica leva tecnologia de cercas virtuais a fazendeiros nos EUA A linha de capital de giro a gastos operacionais tem prazo de até cinco anos, incluindo até um ano de carência, disse Barbosa. Continue Reading Plano Brasil Soberano terá ao todo 4 linhas de crédito, detalha diretor do BNDES A entidade avalia que o plano traz “ônus” aos produtores rurais sem reconhecer os benefícios do agro na captação de gases ligados ao efeito estufa. Segundo a sócia da Datagro Financial, Carolina Troster, a estrutura permite aos produtores acesso a capital de longo prazo. Continue Reading Datagro e Milenio estruturam FIDC para financiar fornecedor de cana da Bevap Para o milho, a AgResource Brasil estima que o Brasil poderá produzir 138,44 milhões de toneladas na safra 2025/26. Como prosperar no agronegócio mesmo sem possuir terras?
Parceria histórica leva tecnologia de cercas virtuais a fazendeiros nos EUA
Plano Brasil Soberano terá ao todo 4 linhas de crédito, detalha diretor do BNDES
SRB defende revisão do Plano do Clima
Datagro e Milenio estruturam FIDC para financiar fornecedor de cana da Bevap
Safra de soja do Brasil em 2025/26 pode crescer 3% ante ciclo anterior, diz AgResource