Cerimônia na AgriZone premia startups inovadoras em plantações florestais com foco em sustentabilidade e clima

O Prêmio é em uma parceria entre a Embrapa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Grupo Malinovski e a GSS-Impact Development Company.

A cerimônia do Prêmio Startups Top10-COP30, do Forest Startup Conecta, foi realizada neste dia 14 de novembro, na AgriZone, Casa da Agricultura Sustentável da Embrapa, durante a COP30, em Belém (PA). A solenidade premiou 18 iniciativas com inovações disruptivas, em três categorias, que apresentam soluções para plantações florestais, com ênfase em sustentabilidade e questões climáticas. O Prêmio é em uma parceria entre a Embrapa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Grupo Malinovski e a GSS-Impact Development Company.

– Clique aqui para ver a página do Prêmio e acessar os vídeos de cada startup vencedora

A elite das arenas: Quem são os maiores milionários da história da PBR?

O objetivo principal do Prêmio é promover a visibilidade de startups que desenvolvem soluções tecnológicas inovadoras, capazes de atender às demandas do setor, melhorar a eficiência das cadeias produtivas, proteger a biodiversidade, reduzir a pressão sobre as florestas nativas e impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Além disso, o Prêmio busca valorizar o papel das empresas e estimular o empreendedorismo inovador no cenário florestal. “Ficamos muito felizes por receber muitas inscrições e conhecer melhor este ecossistema pujante que são as startups florestais. Em breve, vamos lançar uma publicação com as 50 startups finalistas. Nossa ideia é ajudar a divulgar estes trabalhos e construir pontes com os setores interessados”, ressalta o pesquisador Edilson Batista de Oliveira, da Embrapa Florestas.

Durante a cerimônia, 18 troféus foram entregues em três categorias, sendo o troféu Top10-COP30 dedicado a 10 iniciativas premiadas. O troféu Destaque Biodiversidade premiou cinco startups com tecnologias que contribuem para a melhoria da biodiversidade e utilização de seus recursos de forma sustentável e socialmente justa. Além disso, o troféu Rede Mulher Florestal homenageou o trabalho da mulher no setor florestal, premiando três startups que se destacaram e têm mulheres como responsáveis.

O troféu Top10-COP30 foi entregue para as seguintes startups: a Abundance Brasil, com seu sistema de inventário florestal por geotecnologia; a Amazon Biofert, que converter biomassa de açaí em biochar; a Arborizai, com seu sistema digital de inventário florestal; e a Canopy Insight, plataforma de análise geográfica de florestas plantadas. Outras startups premiadas incluem Forestoken, Fortparaoil, Maçaix, Predativa, Terrus Floresta e Treemap, cada uma trazendo inovações que vão desde o monitoramento de biodiversidade até a gestão de solos e silvicultura de precisão.

Na sequência, o prêmio de destaque, na categoria Biodiversidade, foi entregue às startups Ceres Seeding, com restauração ecológica por drones; Novaplanta, que produz mudas via micropropagação; Peephole Smartcity, que realiza monitoramento automatizado de impactos na biodiversidade; TreeBack, com seu projeto de reflorestamento na Amazônia, além da plataforma TreeVIA Forest Technologies, dedicada ao monitoramento de florestas e carbono.

Por fim, na categoria dedicada às mulheres do setor, receberam o reconhecimento as startups Coco On, que transforma fibra de coco em arte sustentável; Naturecap, que desenvolve cápsulas biodegradáveis por drones; e Urubatã Piatã, com bioplástico de castanha-do-brasil. 

Homenagens aos parceiros da iniciativa- A cerimônia também contou com homenagens aos parceiros do evento, incluindo um troféu de reconhecimento entregue a órgãos e organizações que apoiam o avanço da inovação e sustentabilidade no setor. A pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Noemi Vianna Martins Leão, destacou a importância da inovação e da participação feminina no setor durante a abertura da cerimônia de premiação. “O evento representa um marco para o avanço científico e tecnológico voltado às florestas brasileiras e reforço o compromisso da Embrapa com iniciativas que impulsionam o desenvolvimento florestal sustentável”, afirmou Noemi que estava represetnando o grupo Malinovski.

O CEO da DSS Impact/Company, Paulo Zanardi, celebrou a diversidade de soluções apresentadas pelas startups participantes do prêmio, destacando o papel da inovação na construção do futuro das florestas. “Buscamos compreender o diferencial de cada startup, avaliando como suas tecnologias contribuem para o mercado de carbono, para a conservação da biodiversidade e para a valorização dos biomas”, destacou.

O superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária, Otávio César Durazzo Oliveira, destacou o compromisso do MAPA com a inovação durante a cerimônia. Ele lembrou que, em setembro, o Ministério lançou uma portaria que instituiu uma plataforma que irá integrar temas como bioeconomia, agricultura digital e produção de alimentos, reunindo pesquisadores, produtores e investidores em um mesmo ambiente de inovação.

O diretor de Negócios e Empreendedorismo do Parque Tecnológico Itaipu, Eduardo de Miranda, destacou a importância da parceria com a Embrapa e celebrou a participação das startups premiadas durante a cerimônia. “Para nós, é um prazer participar ao lado da Embrapa deste prêmio que reconhece iniciativas inovadoras no setor florestal”, afirmou. “É uma honra fazer parte dessa celebração de inovação e impacto”, disse.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM