Cetose: doença comum e silenciosa nos rebanhos leiteiros

Cetose: doença comum e silenciosa nos rebanhos leiteiros

PARTILHAR

Conhecida como acetonemia, é causada devido uma alteração do déficit de energia do animal, pois a quantidade energética que o animal consome não atende à sua demanda.

*Artigo publicado originalmente no blog da Fundação Roge

A cetose é uma doença metabólica que afeta animais de alta produção, especialmente as vacas leiteiras.

Por que ocorre? 

No início da lactação, a vaca passa por um processo no qual o apetite diminui, fazendo com que consuma menos energia do que necessita para se manter. Por isso, seu organismo passa a utilizar a gordura corporal. Essa gordura mobilizada é transformada, em compostos utilizados como fontes de energia para o animal. Porém, quando o animal está com cetose a produção desses compostos ultrapassa a capacidade do organismo, e consequentemente, ocorre o acúmulo na corrente sanguínea prejudicando o animal inclusive na eficiência reprodutiva.

Quer saber quais são os sintomas e como prevenir esta doença no rebanho leiteiro? Leia o artigo completo no blog da Fundação Roge:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com