Chefe-geral da Embrapa Clima Temperado discute ações em parceria com novo presidente da Emater/RS-Ascar

O objetivo foi debater temas com possibilidade de colaboração e potencializar a parceria com foco no desenvolvimento da Região Sul do RS.

Na tarde de quinta-feira (5), Roberto Pedroso de Oliveira , chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), e Christian Lemos, novo presidente da Emater/RS-Ascar , empossado em 8 de dezembro, esteve na Sede do centro de pesquisas, em Pelotas. O objetivo foi debater temas com possibilidade de colaboração e potencializar a parceria com foco no desenvolvimento da Região Sul do Rio Grande do Sul.

Mais especificamente, discute-se a possibilidade de instalação de uma Unidade Demonstrativa da Embrapa na região da península do Estado, principalmente nos municípios de São José do Norte, Tavares e Mostardas, para mapeamento e desenvolvimento de novos potenciais agrícolas nessa área. Atualmente, são tradicionais e sustentam a região atividades como silvicultura, cebola, arroz e pecuária.

Outro ponto em destaque foi o fortalecimento da parceria na busca por alternativas para mensurar, reduzir e compensar as emissões de carbono. “A Emater complementa muito bem o trabalho da Embrapa”, disse Pedroso, que também faz parte do Conselho de Administração da Emater/RS-Ascar. “A Emater, com a parte de extensão rural e assistência técnica, e a Embrapa, na parte da pesquisa, têm potencial para levar mais oportunidades e qualidade de vida para os produtores lá na ponta”, acrescentou Lemos.

Na reunião, Pedroso ainda apresentou a estrutura e os principais temas de pesquisa trabalhados pela Unidade e suas respectivas bases físicas, bem como explicou a atuação das Unidades da Embrapa na região Sul do país. Também mencionou algumas ações já realizadas em parceria regionalmente pelas instituições, como a Clínica Fitossanitária e o programa de TV Terra Sul, com exibição de algumas reportagens, além dos eventos diversos para articulação com o setor produtivo.

Fonte: Embrapa

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM