PARTILHAR

Aplicativo usa inteligência artificial para encontrar padrões e faz a contagem de bovinos através de imagens obtidas por drones. Ele está disponível no Brasil!

Trata-se de um software que usa internet das coisas para automatizar a contagem do gado. Por meio de diversas fotos aéreas ensina-se o aplicativo a reconhecer o que é um bovino, conta-lo e diferenciá-lo dos outros.

A tecnologia foi desenvolvida por uma empresa norte-americana do Vale do Silício, na California. Por meio dessa tecnologia foi criado o aplicativo CountThings, disponível para Windows, iOs e Android.

O aplicativo conta com mais de 150 modelos de contagem, chamados de templates, que são nada mais que um algoritmo com diversas fotos-exemplo por trás e que foi ensinado a reconhecer e contar os padrões.

Existem todos os templates imagináveis, não só de bovinos: Toras de madeira, andaimes, tubos plásticos e conexões, ovos de peixes, células, vergalhões e aços, garrafas, lápis e por aí vai. Confira o exemplo abaixo:

Foto tirada de carregamento de vergalhões / Foto: Divulgação
Vergalhões já contados pelo app / Foto: Divulgação

Como o app funciona?

Funciona da seguinte maneira: o usuário seleciona ou captura a foto (ou o vídeo) que deseja contar, seleciona o template adequado (por exemplo, bovinos) e então clica no botão contar. Pronto! Em questão de segundos o software conta cada animal da foto ou vídeo, identifica-o com um número para que possa ser feita uma verificação, caso desejado, e o total de cabeças de gado naquela foto ou vídeo.

Foto: Divulgação

Mas o que fazer com esse número de cabeças de gado contado pelo aplicativo?

O software possui um recurso de criar formulários personalizados, de modo que você pode incluir o nome do operador, qual a fazenda, qual o número do mangueiro, qual a raça do gado que está sendo contado, além de data, hora e até localização por GPS. Esse formulário pode ser salvo em planilhas que poderão organizar todas as informações obtidas nas contagens feitas.

Você deve pensar que toda essa tecnologia tem um custo muito elevado, mas está enganado. Como a biblioteca é vasta e atende vários tipos de clientes, o custo dessa tecnologia é difundido num volume grande de clientes. O custo da licença do app é muito menos que um salário mínimo por mês.

No Brasil, a empresa de softwares L2VM é a representante oficial do aplicativo e fornece toda a assistência necessária em português, pelo mesmo preço dos EUA. Além disso são fornecidas licenças gratuitas para testes, de modo que o cliente só precisa assumir compromisso quando ver de fato a contagem em prática e funcionando. Quer testar? Você pode entrar em contato através do e-mail ou pelo WhatsApp (31) 99113-7953.

Quer fazer um teste?

Informe abaixo seus dados e sua dúvida que prontamente iremos entrar em contato.


Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.