Chile abate 40.000 aves em meio a surto de gripe aviária industrial

“É um evento muito limitado, nossa vigilância na região periférica continua dando resultados negativos”, disse Orellana durante entrevista coletiva.

Cerca de 40.000 aves foram abatidas e enterradas no centro do Chile nesta quarta-feira depois que o país detectou seu primeiro caso de gripe aviária em um ambiente industrial.

Carlos Orellana, chefe de proteção pecuária da agência SAG agropecuária do Chile, disse que foi um “evento limitado” e as autoridades não detectaram mais casos na área circundante.

“É um evento muito limitado, nossa vigilância na região periférica continua dando resultados negativos”, disse Orellana durante entrevista coletiva em Santiago, acrescentando que as aves abatidas representam uma pequena fração dos 30 milhões de aves do país.

“Esperamos que esta situação seja contida e que o Chile recupere sua condição de livre da gripe aviária de alta patogenicidade”, acrescentou.

O surto foi detectado na segunda-feira em uma fábrica da produtora de carne Agrosuper, em Rancagua, no centro do Chile, levando o governo a suspender as exportações de frango por um período de 28 dias.

Casos de gripe aviária, principalmente em animais silvestres, foram detectados no Chile desde o final do ano passado. A Argentina confirmou seu primeiro caso em aves industriais no mês passado, fazendo com que suspendesse as exportações de produtos aviários.

O Brasil, maior exportador mundial de frango, ainda permanece livre da gripe aviária, mas já investigou vários casos suspeitos. Autoridades de saúde sul-americanas criaram um comitê técnico regional no início deste mês para lidar com surtos de gripe aviária.

Ximena Aguilera, ministra da saúde do Chile, disse que, embora o país tenha visto casos em mamíferos marinhos, não houve transmissão entre humanos, mas o ministério está acompanhando de perto trabalhadores e pessoas expostas à gripe aviária.

Fonte: Reuters

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM