
A China é o parceiro comercial mais importante do Brasil, o maior exportador de carne de frango do mundo. Para secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, disse que a país asiático pode entrar em contato sobre o fim do embargo nos próximos dias
SÃO PAULO (Reuters) – A China não voltou a comprar carne de frango do Brasil depois que um surto da doença de Newcastle foi detectado no mês passado, disseram dois funcionários do Ministério da Agricultura à Reuters nesta terça-feira.
Falando nos bastidores de evento do setor, eles disseram que as conversas com as autoridades chinesas ainda estão em andamento, mesmo depois de o governo anunciar o controle do surto, o qual as autoridades disseram ter sido um caso isolado no Estado do Rio Grande do Sul.
As autoridades evitaram prever quando as vendas poderiam ser retomadas.
A China é o parceiro comercial mais importante do Brasil, o maior exportador de carne de frango do mundo.
Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura do Brasil, disse que a China pode entrar em contato com o Brasil sobre o fim do embargo nos próximos dias, possivelmente na próxima semana.
Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária do Brasil, disse que estava aliviado pelo fato de o Brasil ter conseguido declarar na terça-feira o fim do “período de emergência sanitária” no Rio Grande do Sul, o que poderia ajudar na questão depois que ocaso de Newcastle foi confirmado, mas rapidamente controlado, em uma granja comercial na cidade de Anta Gorda.
Goulart disse que, além da China, o México e a Argentina ainda não informaram quando voltarão a comprar produtos de frango do Brasil.
Em relação à China em particular, Goulart disse que não pode prever quando Pequim autorizará novamente as importações.
As autoridades do governo brasileiro afirmaram repetidamente que todas as informações necessárias. O governo também notificou a Organização Mundial de Saúde Animal sobre o fim do surto no final de julho.
Em cerca de 90 dias, a organização deverá declarar o Brasil livre da doença viral, disse Goulart.
Ele explicou que os países importadores não precisam esperar que isso aconteça para retomar as compras.
A Newcastle é uma doença viral que afeta aves domésticas e selvagens, causando problemas respiratórios, entre outros sintomas, e pode levar à morte.
Fonte: Reuters
Estudos confirmam viabilidade econômica de sistemas sustentáveis de produção na Amazônia e no Cerrado
O trabalho traz evidências importantes para orientar políticas públicas e instrumentos financeiros que promovam o uso mais inclusivo, intensivo e ambientalmente sustentável da terra.
STF impede cobrança retroativa de ICMS e traz alívio ao agro
Supremo Tribunal Federal barra cobrança retroativa de ICMS sobre transferências de gado entre fazendas do mesmo produtor
Continue Reading STF impede cobrança retroativa de ICMS e traz alívio ao agro
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
O país tinha no fim de julho 6,118 milhões de pessoas desocupadas, o menor contingente desde o último trimestre de 2013.
Continue Reading Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Porto de Paranaguá lidera exportações de soja e amplia participação de mercado em farelo e proteínas animais
Metade das exportações brasileiras de frango saíram por Paranaguá em 2025 e Farelo de soja já representa quase um terço da movimentação nacional.
Cana/CTC: produtividade cai 1,6% em agosto no Centro-Sul e qualidade recua 2,9%
A qualidade da cana, medida pelo Açúcar Total Recuperável (ATR), também recuou, passando de 148,4 quilos por tonelada para 144,2 kg/t, uma queda de 2,9%.
Continue Reading Cana/CTC: produtividade cai 1,6% em agosto no Centro-Sul e qualidade recua 2,9%
Preço do açúcar segue estável em SP, mas cai no mercado externo
No cenário internacional, os valores do demerara recuaram, pressionados pelas projeções de boa safra na Ásia, especialmente na Índia e na Tailândia.
Continue Reading Preço do açúcar segue estável em SP, mas cai no mercado externo