Nota Mapa: Investigação anunciada pela China sobre as importações de carne bovina

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, consolidando-se nos últimos anos como o maior parceiro comercial do Brasil em proteínas animais.

O governo brasileiro toma nota da comunicação, pelo Ministério do Comércio da China, do início de investigação para fins de aplicação de medidas de salvaguarda sobre as importações de carne bovina por aquele país.

A investigação, aberta na data de hoje (27/12), abrange todos os países exportadores de carne bovina para a China e deverá analisar o período que compreende o ano de 2019 até o primeiro semestre de 2024. A investigação deverá ter a duração de oito meses. Não há, em princípio, a adoção de qualquer medida preliminar, permanecendo vigente a tarifa de 12% “ad valorem” que a China aplica sobre as importações de carne bovina.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, consolidando-se nos últimos anos como o maior parceiro comercial do Brasil em proteínas animais. Em 2024, as exportações brasileiras de carne bovina para o país somaram mais de 1 milhão de toneladas, representando aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2023.

Durante os próximos meses, e seguindo o curso e os prazos legais da investigação, o governo brasileiro, em conjunto com o setor exportador, buscará demonstrar que a carne bovina brasileira exportada à China não causa qualquer tipo de prejuízo à indústria chinesa, sendo, pelo contrário, importante fator de complementariedade da produção local chinesa.

O governo brasileiro reafirma seu compromisso em defender os interesses do agronegócio brasileiro, respeitando as decisões soberanas do nosso principal parceiro comercial, sempre buscando o diálogo construtivo em busca de soluções mutuamente benéficas.

Fonte: GOV.BR

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Kit de emergência de 72 horas: quanta água guardar e o que mais a Defesa Civil recomenda

Água potável, alimentos que dispensam geladeira e remédios de uso contínuo estão entre os itens para atravessar os primeiros dias de uma emergência. A orientação repercutiu no Brasil na mesma semana em que a Comissão Europeia apresentou novas diretrizes de preparação.

Continue Reading Kit de emergência de 72 horas: quanta água guardar e o que mais a Defesa Civil recomenda

Embrapa Gado de Leite completa 50 anos com pesquisas que vão da pastagem à genética do rebanho

Criada em 1976, a unidade de Juiz de Fora ajudou a testar cruzamentos para as condições tropicais e hoje pesquisa desde a recuperação do pasto até a automação da alimentação. A programação do cinquentenário ainda prevê um simpósio sobre capim-elefante em novembro.

Continue Reading Embrapa Gado de Leite completa 50 anos com pesquisas que vão da pastagem à genética do rebanho

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
RESUMIR COM:
LEIA TAMBÉM
NEWSLETTER COMPRERURAL

Receba as nossas
principais notícias

Conteúdo sobre o agronegócio, direto no seu e-mail.

🔒 Não enviamos spam. Você pode cancelar quando quiser.