Chuva traz folga temporária no clima quente em São Paulo e Mato Grosso do Sul

As chuvas podem chegar a outras partes próximas como o sul de Minas Gerais e de Goiás.

A frente fria que tem provocado chuvas nos estados da região Sul também irá criar uma instabilidade no tempo nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, 03. As chuvas podem chegar a outras partes próximas como o sul de Minas Gerais e de Goiás.

Outubro deve ter chuvas concentradas e temperaturas elevadas.

Ela não chega com tanta intensidade com relação à chuva, mas o tempo vira. Vai aumentar a quantidade de nuvens, vai ser uma chuva passageira mais com trovoadas e descargas elétricas, mas um volume de água ainda pequeno”, aponta a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt. Esse tempo não deve perdurar muito, já que na sexta-feira, 04, o clima quente já retorna e deve dar a tônica do fim de semana.

Mesmo com as precipitações, Brandt alerta que ainda não são chuvas agrícolas – aquelas com mais de dez milímetros de volume e que acontecem todos os dias por ao menos cinco dias. “Essa chuva não é para lançar semente. É muito pontual. Ainda não veio uma chuva para dar um início confortável para os plantios de verão”, sinaliza. Mesmo assim, essas chuvas já indicam que o tempo no Brasil deve mudar nos próximos dias. “Isso já é um sinal de que a atmosfera está mudando aos poucos. E aí, principalmente, ao longo da semana que vem, vamos ter uma mudança bem mais significativa na distribuição de chuva pelo Brasil”, comenta a especialista.

Há também áreas de instabilidade para a região Norte. Em quase todos os estados há chances de precipitações nesta quinta e sexta. Essas chuvas também devem atingir o norte e noroeste de Mato Grosso. Como explica Brandt, “é como se a atmosfera daquela região da Amazônia estivesse despertando com o retorno da umidade e essas chuvas se espalhando pela localidade”.

Tempo enxuto para o Matopiba e Rio Grande do Sul.

Produtores de arroz do Rio Grande do Sul terão uma janela até pelo menos o dia 06 para fazer a etapa de semeadura do cereal. Os últimos dias foram de chuvas intensas, o que tem afetado a atividade. A meteorologista recomenda que os produtores aproveitem essas brechas para fazer o plantio, pois as frentes frias devem continuar levando chuva para o estado.

Tempo firme também na parte central do país, especialmente, no centro-norte de Goiás, norte de Minas Gerais, Tocantins, oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão. Nessa zona, alguns lugares podem registrar máximas chegando ou superando os 40ºC até o fim de semana. A previsão é de que o clima quente só mude na outra semana.

“Até o meio da semana que vem, o clima segue com temperaturas altas. Por volta do dia 10, a gente vê as temperaturas diminuindo e isso significa que vai ter presença de nebulosidade e chance maior de chuva”, projeta Brandt.

Fonte: https://agro.estadao.com.br

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM